Windows 10 vai roubar uma funcionalidade do macOS

Roubar talvez seja uma palavra muito forte até porque os sistemas operativos, à semelhança das aplicações, costumam-se inspirar uns nos outros. No entanto, o que é facto é que o Windows 10 vai buscar uma funcionalidade do macOS. No sistema operativo da Apple pode aumentar o cursor rapidamente para ver onde está o rato. Para isso basta agitar o mouse. Entretanto o Windows 10 também ajuda a encontrar o cursor no ambiente de trabalho. Para esse efeito basta pressionar a tecla Ctrl. Isto é algo que pode ativar ou desativar nas definições de acessibilidade.

Windows 10 vai roubar um pormenor do macOS

Windows 10 macOS

Ora seguindo o feedback de vários entusiastas, a Microsoft está a explorar uma nova funcionalidade para as PowerToys que vão permitir ativar o “abanar para encontrar”.

Lembro que as PowerToys são um conjunto de ferramentas open-source desenvolvidas pela Microsoft para melhorarem a experiência do Windows 10 e contribuírem para uma maior produtividade.

Agora passam a ter esta novidade para encontrarmos o rato mais rapidamente. É que por vezes há ecrãs onde não se distingue.

Windows 10 macOS

Entretanto esta não é a única novidade a caminho do sistema operativo da Microsoft. É que também teremos uma verdadeira revolução no Menu Iniciar, no Centro de Acção e no Explorador de ficheiros do Windows 10. Mas há muito mais coisas a mudar. Isto é baseado em várias referências que foram encontradas nas versões preview do Windows 10. Também em documentos internos e fontes da indústria. Mas o que vai mudar na popular interface do sistema operativo mais conhecido do mundo?

Há muitas novidades a caminho do sistema operativo da Microsoft

Se tem seguido o desenvolvimento do Windows nos últimos anos, então tem notado alterações ao nível do design. A começar pelo Windows 8, a Microsoft introduziu o “Metro Design” que foi levado para outros serviços. Depois este estilo deu origem ao Fluent Design.

As referências encontradas nos documentos internos, revelam que o próximo passo na evolução do Windows 10 é um update ao Fluent Design.

Não quer dizer que tudo vá mudar. Ainda assim as melhorias serão significativas.

O Menu Iniciar do Windows 10, o Centro de Ação e o Explorador de Ficheiros terão novidades. No caso do último não quer dizer que seja um File Explorer novo. Mas com muitas mudanças, será de certeza!

Windows 10 macOS

Para além disso, também devemos ter melhorias nos menus de contexto, menu hambúrguer, na barra de aplicações, barra de tarefas e outros pormenores.

Teremos igualmente melhorias nas animações e transições. A isto deverão juntar-se também cantos mais arredondados nas janelas.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

(Hands-On) Nintendo Switch OLED: Vale a pena?

Como deve saber, depois de quase 2 anos de rumores relativamente ao lançamento de um modelo Pro, a Nintendo decidiu ir por um caminho...

Windows 10X morreu! Mas o Windows 11 SE está bem vivo

Ainda se lembra do Windows 10X? O Sistema Operativo da Microsoft, que não só iria servir como base de todos os aparelhos computacionais com...

Google: o seu smartphone vai atender as chamadas por si!

Em 2019 a Google introduziu uma nova função de atendimento de chamadas com o principal objetivo de acabar com o spam e com os...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!