Windows 10 lento depois dos updates de Abril? Resolva já!

Se atualizaram recentemente o Windows 10 do vosso computador com os updates de Abril podem ter notado o computador mais lento. Se foi este o caso, não se preocupem. É porque não estão sozinhos. Segundo muitos relatos que estão a multiplicar-se pelo reddit e não só, os computadores ficaram mais lentos e começam a apresentar alguns problemas. O responsável parece ser um conflito entre o sistema operativo e os antivírus.

Windows 10

De acordo com o site Bleeping Computer este problema ocorre principalmente em que tem computadores com os antivírus Sophos, Avast e Avira e fizeram a atualização.

No entanto isto parece não afetar apenas quem está a correr o Windows 10. É que também existem vários relatos de quem tem o Windows 7. 

Os principais problemas que têm vindo a ser reportados são pelo menos cinco.

O tempo que o Windows demora a arranjar. A impossibilidade de iniciar programas. Atrasos nos jogos. Excessiva atividade no disco. Problemas no streaming de vídeo, entre outros.

Num comentário no site de segurança que referimos acima um utilizador afirma que o seu Windows 10 ficou muito lento e que o arranque agora leva uma eternidade.

Agora e depois de alguma investigação por parte dos utilizadores afetados por este problema, a origem do conflito parece residir no Windows Defender.

Como resolver este problema do Windows 10 lento? 

Quando uma pessoa utiliza um antivírus de terceiros, o Windows Defender desativa a sua própria proteção em tempo real. No entanto, desta vez isto não está a acontecer. Ou seja, mesmo que tenha um antivírus no seu computador, o Windows Defender está a manter-se ativo. O resultado? um grande conflito!

A propósito disto a Avira já colocou um artigo no seu site a explicar o que fazer. Na prática, caso o computador tenha ficado lento depois dos updates de Abril, os utilizadores só têm de remover o update KB4493509. Isto se estiver no Windows 10. Entretanto, quem está a utilizar o Windows 7 tem de recorrer aos updates KB4493472 e KB4493448.

Fonte