Windows 10 KB5001330: afinal os problemas ainda não acabaram!

Depois de tudo o que se sabe sobre o mais recente update para o Windows 10, o KB5001330, parece que os problemas ainda não acabaram. É que novos relatos revelam mensagens estranhas sobretudo quando o sistema operativo está ligados a headsets Windows Mixed Reality. Para além disso, há pessoas que se queixam de complicações de DNS.

Windows 10 KB5001330: afinal os problemas ainda não acabaram!

Inicialmente, acreditava-se que a atualização KB5001330 “só” criava problemas nos jogos e também uma falha no perfil do utilizador. No entanto, há mais. Quem está a utilizar os headsets que referi acima não consegue descarregar a atualização. O que olhando para o estado geral das coisas até pode acabar por ser bom. De facto, o KB5001330 é conhecido por causar esta problema, apesar da Microsoft ter declarado que se tratava de um problema único nas atualizações de março como refere o site Windows Latest.

KB5001330

A atualização cumulativa KB5001330 (abril de 2021) substitui o KBB5000802 (março de 2021) e deveria resolver estas questões de instalação. Infelizmente, parece que o patch deste mês também continua com o mesmo problema.

Entretanto parece haver também problemas para quem o instalou. Por exemplo, estão a ocorrer problemas no acesso a pastas partilhadas.

Caso se depare com esta situação há uma solução simples. Reativar as políticas de grupo ou esperar pelo próximo update.

Os outros problemas conhecidos como referi acima, afetam sobretudo os jogos. De facto, perda de frames é notória. Voltar atrás no update resolve o problema.

Mas as situações não se resumem apenas aos jogos. Na realidade, começam na própria instalação e acabam nos erros de ecrã azul. 

Assim se o seu dispositivo estiver afetado a instalação pode falhar com as seguintes mensagens de erro:

0x800f081f
0x800f0984
0x800f081f

E depois isto dá uns problemas estranhos. Para uns falha aos 20%, para outros aos 70. Em alguns casos chega aos 100% e falha.

Entretanto em alguns casos volta o erro do perfil temporário que chateou tantas pessoas em Dezembro. A atualização utiliza um perfil temporário durante o processo de instalação. Por algum motivo desconhecido, o Windows 10 falha ao recuperar o perfil do utilizador após a conclusão da instalação. Em alguns casos, reiniciar o computador resolveu o erro. Noutros, o problema ainda persiste.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também