Inicio Android Windows 10 vai facilitar e muito a associação de ficheiros

Windows 10 vai facilitar e muito a associação de ficheiros

A Microsoft quer simplificar algumas coisas no seu sistema operativo e como tal facilitou as alterações das associações de ficheiros. Dito isto, adicionou uma nova funcionalidade de pesquisa que permite encontrar rapidamente a extensão que deseja modificar. Mas como funciona o novo sistema de associação de ficheiros do Windows 10?

Windows 10 vai facilitar e muito a associação de ficheiros

Quando um programa é instalado no Windows, ele fica configurado como a aplicação por defeito para abrir determinados tipos de ficheiros. Por exemplo, o Word associa-se a ficheiros .docx, o Excel a .xlsx e o VLC Media Player a ficheiros mp4.

Isto permite que um utilizador clique duas vezes num ficheiro e tenha o programa adequado para iniciar e abrir o ficheiro.

Windows 10 ficheiros

Às vezes, no entanto, podemos querer que um programa diferente seja associado a uma determinada extensão. Isto porque preferimos outra app para lidar com eles.

O Windows permite que altere as associações de ficheiros acedendo a Configurações> Aplicações> Aplicações padrão e escolhendo na parte inferior a opção intitulada “Escolha aplicações padrão por tipo de ficheiro”.

Isto leva-nos a um ecrã que lista todas as extensões configuradas no computador e o programa associado a elas. É aí que escolhemos o que abre o quê.

Windows 10 ficheiros

O problema é que o Windows normalmente tem centenas de extensões configuradas. Por este motivo, pode ser irritante percorrer todas elas para encontrar a extensão específica que deseja alterar.

Para facilitar, a Microsoft está a desenvolver uma nova funcionalidade de pesquisa para este ecrã de configurações que permite pesquisar rapidamente uma extensão específica que deseja alterar.

Dito isto, se deseja alterar o programa padrão para uma extensão específica, em vez de passar pela lista inteira, basta digitar o nome da extensão e será revelada a associação específica.

Atualmente, esta funcionalidade está em desenvolvimento nas compilações do Windows 10 Insider e não estará disponível até pelo menos ao outono de 2020.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...

(Especial) A LG ‘estranha’ está de volta! E ainda bem!

Quando estamos inseridos numa indústria como a tecnológica, nomeadamente a de smartphones, começa a ser um pouco aborrecido ver aparelhos que são no fundo...

Duplo de Vin Diesel quase morreu em Fast And Furious 9! Como?

Quando os filmes de ação tentam transparecer ao máximo o realismo que existe nas cenas, é óbvio que algo de perigoso está a ser...

Apple Watch Series 6: Rastreio de SpO2 ainda na fase inicial?

O Apple Watch Series 6 aperfeiçoou muitas das funcionalidades do seu antecessor. Afinal de contas, tem um ecrã “Always On” mais brilhante, um processador...