Os utilizadores Windows têm de estar muito atentos. É que devido a uma nova ameaça no Windows 10 tudo aquilo que fazemos na Internet pode ficar acessível a todos. Mas os problemas não ficam por aqui. É que os nossos dados pessoais como cartões de crédito e não só também podem cair nas mãos erradas. Por tudo isto é preciso muito cuidado com aquilo que fazemos no computador!
Windows 10: o que faz na Internet pode ficar acessível a todos!
Este alerta é realmente importante. Tudo isto se deve a uma nova versão do perigoso bug CryptBot que consegue instalar malware que rouba tudo nos computadores da Microsoft. Assim que são infetados todo o histórico do que fizemos na Internet passa a estar na mão de outras pessoas e como referi acima também são partilhados os dados do cartão de crédito e outros ficheiros como fotografias ou documentos.
A equipa de segurança da Ahn Lab descobriu uma versão muito mais avançada do CryptBot. Entretanto está a ser distribuída através de vários resultados de pesquisa que surgem na Google. Escusado será dizer que deste modo a taxa de infecção está a ser muito maior.
Como é que as pessoas ficam infetadas?
É simples estão à procura de livros ou software na Internet e surge um site que parece verdadeiro onde podem encontrar essas coisas que estão à procura. Só que precisam de um leitor para lerem ou de um gestor de downloads que descarregarem. É aí que os problemas começam. É mesmo muito complicado porque os sites estão realmente bem feitos e até as pessoas mais experientes acabam por cair nisto.
Para além disso estes sites estão sempre em constante mudança. Deste modo parecem realmente sites fidedignos.
Mas há outro grande problema!
É que esta ameaça agora está muito mais eficaz a roubar dados do Chrome. As versões anteriores tinham alguma dificuldade em roubar dados deste browser. Agora tudo foi modificado e na prática consegue aceder a tudo!
Ou seja, mesmo que estejamos na última versão do Chrome podemos ficar com todas as nossas informações expostas.
O perigo desta ameaça estar nas primeiras páginas da Google
Esta ameaça está a distribuir-se com tanto sucesso sobretudo devido à Google. É que de facto, as páginas que a distribuem estão nos primeiros lugares.
O novo alerta surge depois do QBot também andar a afetar os utilizadores. No entanto esta espalha-se por phishing. Ou seja chega via email.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!