Windows 10 21H1 está quase a chegar mas é apenas um aperitivo!

A Microsoft já começou os trabalhos de preparação para o próximo update do Windows que será conhecido como 21H1 e que deverá chegar na primeira metade de 2021. Como já tinha sido referido no ano passado, será uma atualização mais pequena. Já o grande update vai chegar mais tarde e será muito significativo. Tudo porque teremos um redesign do sistema operativo. Assim podemos dizer que o Windows 10 21H1 é uma espécie de Service Pack para anteceder o 21H2.

Windows 10 21H1 está quase a chegar mas é apenas um aperitivo!

De facto, 2021 trouxe uma forma diferente da Microsoft fazer as coisas. Ao contrário dos outros anos, o primeiro update é mais modesto e o outro será mais completo.

Windows 10 21H1

Como terão oportunidade de reparar o próximo update será mais pequeno até em dimensão. Isto para quem está a atualizar a partir das versões 20H2 e 20H1. Para quem estiver a fazer a atualização a partir de uma versão mais antiga então o tamanho aumenta significativamente. Ou seja, certa de 3GB. Já se estiver a utilizar a versão de Outubro e não instalou o update mais recente então o tamanho será de 500MB.

Se já está pronto para os downloads ainda vai ter de esperar mais um pouco. Tudo porque esta versão só chega em Abril ou Maio. Até lá teremos o habitual período de testes.

Realmente é bom que esta versão chegue depressa porque o Windows 10 anda cheio de bugs estranhos.

Outro dia falámos de um comando que dá cabo de todos os dados que está no disco. Agora descobriu-se outro que provoca um erro de ecrã azul. E tudo é muito simples. Basta colocarmos uma linha na barra de endereço do browser ou através de outro comando no Windows 10 e temos um bloqueio muito grave.

Perigo! Novo truque no Windows 10 provoca bloqueio no PC!

Em Outubro, um investigador de segurança publicou no Twitter um comando que fazia com que o Windows 10 ficasse bloqueado com um erro de ecrã azul quando se introduzia um endereço no Chrome.

Há varias formas de se aproveitar o comando. Assim estão a nascer aplicações específicas para isto. Assim que a app é executada bloqueia de imediato o PC. Agora imaginem que alguém coloca uma destas apps a ser executada sempre que surge o ecrã de login? Não podemos voltar a usar o PC até que este problema seja resolvido! Isto de facto é algo muito grave.

O site BleepingComputer já fez vários testes acerca disto. Entretanto descobriu que este bug continua presente no Windows 10 versão 1709. Até agora ainda não foi possível testar noutras versões.

Windows 10 21H1

O que é parvo é a facilidade com que tudo isto se faz. Basta digitarmos este endereço no browser \\.\globalroot\device\condrv\kernelconnect ou abrirmos esta localização noutro sítio qualquer do Windows e já está. PC encravado de forma instantânea.

Ainda não se sabe se este problema pode levar a outras situações. No entanto, mandar um PC abaixo já é estrago suficiente. Sobretudo se tivermos a meio de algo importante. 

Mas há uma situação que pode ser ainda mais grave. Basta um atacante conseguir entrar numa rede de computador. Se executar este comando em todos manda toda a rede abaixo. Numa empresa isto pode tornar-se numa situação muito grave.

Pode ler mais aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub