Alerta Windows 10: pode perder tudo em menos de 1 minuto!

Tenha em atenção que para não perder nada no Windows 10 não deve fazer o comando que é mostrado como exemplo neste artigo. É exatamente esse comando que os utilizadores mal intencionados estão a esconder em vários ficheiros e desse modo as pessoas estão a perder os dados. 

O Windows 10 está com uma falha muito grave que o pode levar a perder tudo! Dito isto, alguém que não seja propriamente bonzinho pode arrasar o seu disco formatado em NTFS. Tudo com um simples comando. O pior de tudo é que isto é relativamente simples de se fazer. Há truques por todo o lado e alguns mais vale manter longe.

Alerta Windows 10: pode perder tudo em menos de 1 minuto!

Em vários testes efetuados pelo site BleepingComputer, este comando pode chegar de forma escondida dentro de um ficheiro de atalho do Windows, um ZIP ou vários outros vetores. Deste modo consegue ativar um sistema que vai corromper o índice do sistema de forma instantânea.

Windows 10 perder

Em agosto de 2020, outubro de 2020 e esta semana, o investigador da infosec Jonas L chamou a atenção para uma vulnerabilidade NTFS que afeta o Windows 10. O pior de tudo é zero correções.

Quando explorada, essa vulnerabilidade pode ser acionada por um comando de linha única. Assim vai corromper instantaneamente um disco rígido formatado em NTFS. Entretanto o Windows mostra uma mensagem a pedir-lhe que reinicie o computador para reparar os registos corrompidos do disco.

O investigador já referiu ao BleepingComputer que a falha se tornou explorável a partir do Windows 10 build 1803, a atualização do Windows 10 de abril de 2018, e continua a funcionar na versão mais recente.

Mas ainda pior é esta vulnerabilidade poder ser acionada por contas de utilizador padrão e de baixo privilégio em sistemas Windows 10.

O comando que não deverá executar é o que está abaixo:

Windows 10 perder

Não se sabe qual o motivo que leva este comando a corromper a unidade e de facto não será muito fácil descobrir. No entanto depois de executar o comando do Windows 10 e pressionar Enter, o utilizar recebe uma mensagem de erro. Nela lê-se que o ficheiro ou o diretório está corrompido ou ilegível.

Entretanto o utilizador tem de reparar o disco. A questão é que nessa altura já terá perdido tudo. Por tudo isto tenha muito cuidado com o que abre!

O que acha desta falha? Conte-nos tudo assim nos comentários.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Tesla Model 2: as últimas imagens do novo carro “barato”

O fundador da Tesla, Elon Musk, revelou recentemente mais informações sobre o "Tesla barato" Model 2. No entanto, ainda não eram conhecidas as imagens...

Apple vai apostar na resolução com o novo MacBook Pro!

Como deve saber, depois do iPhone 13, todos os holofotes estão agora apontados ao redesign do MacBook Pro! Um portátil que além de apostar...

Google acaba de lançar update de emergência para o Chrome!

A Google lançou o Chrome 94.0.4606.61 para Windows, Mac e Linux que consiste num update de emergência para uma falha perigosa que já está...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!