WiFi 7 a caminho com velocidades assombrosas até 30 Gpbs!

No início era tudo por cabo. No entanto com o passar do tempo começaram a generalizar-se as ligações Wi-Fi. São extremamente úteis para não andarmos a ter de passar cabos por toda a casa e para utilizarmos diversas redes nos locais por onde vamos passando, poupando assim os nossos dados móveis. O standard mais recente é o WiFi 6 que ainda não está disponível a uma larga escala. De facto, ainda são poucos os routers que suportam esta tecnologia. No entanto, o futuro já está a ser preparado. Dito isto, o WiFi 7 está a caminho com muitas novidades.

WiFi 7 a caminho com velocidades assombrosas até 30 Gpbs!

A nova tecnologia, em teoria consegue atingir uma velocidade de 30Gbps. Ou seja, três vezes mais que a taxa máxima de 9.6Gbps do WiFi 6.

WiFi 7

Comparativamente ao standard que é mais utilizado na maioria das casas, o WiFi 5 (802.11 ac), o novo WiFi 6 (802.11 ax) não só é 40% mais rápido como também consume menos energia. Dito isto, os routers que utilizam o protocolo WiFi 6 podem suportar mais dispositivos ligados ao mesmo tempo. Para além disso suportam o mais recente protocolo de segurança WP3. Este será realmente difícil de ultrapassar, mesmo para quem está muito habituado a estas andanças. No entanto, no que diz respeito aos desenvolvimentos tecnológicos o WiFi 6 já é algo que pode ser considerado perfeito.

No entanto o WiFi 7 tem razão de existir. Sabemos que a tecnologia MU-MIMO utilizada pelo WiFi 6 suporta até 8 canais de dados em simultâneo. Já o WiFi 7 vai utilizar a tecnologia CMU-MIMO. Suporta até 16 canais de dados e muitas outras tecnologias para garantir uma transmissão estável. Para além disto há outra grande novidade. É que para além dos tradicionais 2.4GHz e 5GHz, o WiFi 7 vai suportar também a frequência de 6GHz. As três bandas podem trabalhar em simutâneo.

Finalmente, o Wifi 6 utiliza atualmente o método de modulação de sinal 1024-QAM. No caso do WiFi 7 teremos uma atualização para o 4096-QAM.

Resta-nos agora saber se tudo isto terá alguma interferência na distância que é possível alcançar. Por exemplo, os 2.4GHz cobrem mais distância com menos velocidade e os 5GHz mais velocidade com menos distância. Como será com os 6GHz?

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!