WhatsApp vs Telegram: afinal qual é a melhor aplicação?

O WhatsApp é sem dúvida a aplicação que reina no mundo das mensagens. Tem milhões de utilizadores e recebe constantemente novas funcionalidades para manter as pessoas interessadas. Ainda assim, tem um concorrente à espreita e não falo do Facebook Messenger, nem do Skype. Falo, claro está, do Telegram. Por várias razões, o WhatsApp continua a dominar com o Telegram longe. No entanto, tudo pode mudar em breve.

WhatsApp vs Telegram: afinal qual é a melhor aplicação?

O Telegram é de facto a única aplicação que pode fazer com que os utilizadores do WhatsApp mudem de ideias. Ainda assim e apesar de fazerem o mesmo, as duas plataformas têm muitas diferenças entre elas. Vamos olhar então para as principais vantagens e desvantagens para ajudá-lo a decidir se vale a pena mudar ou não.

WhatsApp Telegram

WhatsApp vs Telegram: as chamadas vídeo

Até aqui havia uma grande desvantagem para o Telegram. É que esta aplicação não permitia fazer chamadas de vídeo. Só o WhatsApp é que dava essa possibilidade. Agora tudo mudou já que o Telegram permite este tipo de chamadas. No entanto há algo que falta a esta plataforma. É a realização de chamadas vídeo em grupo. Quem diz chamadas em vídeo, diz conversação por voz. Assim que o Telegram as receber vai dar mais uma dor de cabeça ao WhatsApp. Aqui ganha o WhatsApp.

A partilha de ficheiros

Costuma-se dizer que quando se perde de um lado, ganha-se de outro. Dito isto, o Telegram permite enviar todo o tipo de ficheiros até 2GB. É sem dúvida uma excelente capacidade que ajuda utilizadores e até empresas. Reforço a palavra todo o tipo de ficheiros, uma vez que no caso do WhatsApp são mais limitados. Aqui ganha o Telegram.

WhatsApp Telegram

A nossa localização

O Telegram tem melhorado muito ao longo dos tempos. Até bem recentemente o Telegram só conseguia enviar a localização de alguns sitíos específicos. Agora este plataforma já permite enviar a localização atual e também partilhá-la em tempo real. Ou seja, enquanto nós nos movemos. Para além disso podemos ativar uma função que nos avisa quando um amigo está perto. Mas há mais. Até podemos ver para onde os utilizadores que estão a partilhar a localização ao vivo estão virados.

As contas

O Telegram permite ao utilizador alternar entre múltiplas contas. De facto, é possível termos até três perfis diferentes. Isto dá jeito, porque abre outra questão. Entretanto cada conta apresenta as suas próprias listas de contactos, mensagens, grupos e canais. Aqui ganha claramente o Telegram!

WhatsApp Telegram

Alternar entre diferentes dispositivos (Android e iOS)

Aqui o Telegram também ganha claramente. Se quisermos passar do WhatsApp no Android para o WhatsApp no iOS, temos de dizer adeus às mensagens. Isto porque não vamos poder fazer a sincronização através da conta da Google. Com o Telegram o backup é feito na cloud, independentemente da plataforma. Assim temos acesso às mensagens em todo o lado.

Privacidade e segurança

O Telegram tem uma funcionalidade muito interessante que são os chats secretos. Quando ativamos a conversa passa a ser encriptada ponto-a-ponto. Atenção que no caso do WhatsApp as mensagens são sempre encriptadas. Entretanto as mensagens têm também timer de autodestruição. É mais ou menos o que acontece com as mensagens temporárias no WhatsApp. Por vim o encaminhamento está desativado. Isto é algo que não é possível no WhatsApp.

WhatsApp Telegram

Dito isto, na questão de privacidade e segurança as coisas estão equilibradas. Um tem umas coisas, outro tem outras. Diria que é quase um empate, tendo em conta as novas funcionalidades do WhatsApp.

WhatsApp vs Telegram: quem ganha?

No geral, as coisas estão muito divididas entre as duas aplicações, mas não deixo de ficar com a sensação que o Telegram já não tem propriamente fraquezas em relação ao WhatsApp. A única coisa que ainda não tem é a base de utilizadores do WhatsApp. Ah e as videochamadas em grupo. No entanto, com o tempo isso vai chegar e muito provavelmente vamos chegar à altura em que os papeis se vão inverter. Assim, o Telegram vai começar a reinar. Agora é uma questão apenas de aumentar a base de utilizadores.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também