WhatsApp: muito cuidado com esta mensagem perigosa!

Hoje em dia há diversas tentativas de enganar os utilizadores. Muitas delas tentam usar a imagem de serviços que tão bem conhecemos, como a loja da Google, para levar as pessoas a instalarem o que não devem, nomeadamente uma ou outra ameaça. Ora anda a circular uma mensagem no WhatsApp que promete um smartphone grátis da Huawei a quem instalar um app deste fabricante e que parece estar disponível na Google Play Store, ou seja, um perigo.

WhatsApp: muito cuidado com esta mensagem perigosa!

O mote é simples. A Huawei está a tentar popularizar os seus equipamentos apesar dos problemas com os Estados Unidos e como tal está a oferecer smartphones. No entanto só para quem instalar uma aplicação. O link que chega aos utilizadores é muito semelhante ao da Google Play Store. A imagem também. Só que não tem nada a ver.

Whatsapp perigo

Embora em alguns equipamentos esta ligação seja bloqueada quando a tentamos abrir, noutros não. Assim há boas hipóteses de ele conseguir chegar a vários dispositivos.

Após o download e quando tenta instalar a app são lhe pedidas várias permissões. Por exemplo, solicita acesso às notificações e autorização para se sobrepor a outras apps.

O que faz esta ameaça?

Bem, faz tudo aquilo que nós não queremos. Consegue ter acesso aos nossos dados pessoais, incluindo imagens e por tudo o que é recolhido sobre nós ainda nos pode causar outros problemas, como extorsão. Afinal de contas cada vez temos mais dados nos nossos smartphones.

Como se espalha?

Bem, tem um sistema muito próprio de de espalhar e que faz com que muitas pessoas caiam nisto. Na prática, aproveita o seu smartphone para enviar uma mensagem falsa para os contactos que tem gravados. Faz isto ao ritmo de um contacto por hora para não dar muito nas vistas como refere a fonte.

Whatsapp perigo

Se por algum motivo caiu neste esquema há uma coisa logo a fazer. Remover esta aplicação criminosa ou restaurar as configurações de fábrica.

Tenha muita atenção ao que recebe por mensagem nestes dias que correm. Abrir o link errado e sobretudo instalar uma app perigosa pode transformar-se numa grande dor de cabeça.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também