WhatsApp acaba de receber uma excelente novidade! Vai usar?

No início de Setembro o WhatsApp testava uma secção de armazenamento redesenhada na versão beta v2.20.201.9. Logo à partida temos uma nova interface com uma barra no topo que mostra o espaço que está a ser usado. Para além disso, temos também uma secção de sugestões de limpeza. Como o nome deixa adivinhar sugere os ficheiros de grande dimensão que podem ser removidos para poupar espaço no dispositivo. É sem dúvida uma excelente novidade no WhatsApp. Afinal de contas todos queremos espaço livre no smartphone.

WhatsApp acaba de receber uma excelente novidade! Vai usar?

Esta funcionalidade está finalmente disponível para todos. No entanto, sofreu umas pequenas alterações.

WhatsApp excelente novidade

Como revela um tweet recente do WhatsApp, esta secção redesenhada já está a chegar a todos que estão a usar a última versão. Assim, depois de fazer o update vai conseguir vê-la. Para isso, dentro da app, tem de carregar nos três pontos no canto superior esquerdo e escolher definições.

Aí terá de carregar em utilização de dados e armazenamento. Como já tinha sido visto na versão beta, a nova secção de armazenamento tem uma barra no topo que mostra o espaço total utilizado. Conseguimos ver também o espaço ocupado por conteúdos multimédia no dispositivo, o espaço ocupado por apps e outros.

A secção inclui duas opções. Uma para os conteúdos multimédia que foram reencaminhados muitas vezes e outra para os ficheiros superiores a 5MB. Carregar numa dessas opções abre os conteúdos na respetiva galeria onde os pode selecionar e remover do seu dispositivo. Entretanto a última secção continua igual. Dito isto, mostra uma lista das conversas que ocupam a maioria do espaço no seu dispositivo.

No entanto, esta não é a única novidade a chegar a esta plataforma. Falo das mensagens que se apagam sozinhas.

O WhatsApp preparou uma página que explica como tudo isto funciona. Foi descoberta pelo site WABetaInfo e também tínhamos referido aqui. No entanto, depois de lermos atentamente tudo o que lá está, talvez seja boa ideia não as usar.

Esta novidade ainda está a anos-luz do que os concorrentes oferecem. Por exemplo, o Signal e o Telegram têm tempo de expiração personalizável para as mensagens. Variam entre alguns segundos até uma semana. No caso da funcionalidade do WhatsApp, só desaparecem depois de sete dias.

WhatsApp excelente novidade

Outro problema é que apesar de esta funcionalidade eliminar as mensagens ao fim de algum tempo, os conteúdos multimédia que enviarmos desta forma são guardados à mesmo na galeria da pessoa e de forma automática. Para que isto não aconteça é necessário que as pessoas antes de receberem as mensagens desativem o download automático dos anexos. Claro que isto é ridículo e ninguém o vai fazer, a não ser que necessite por questões de espaço de armazenamento.

Mas há mais. É que se respondermos a uma mensagem que já expirou ela vai voltar a aparecer e isto é igualmente estranho. Mas há ainda mais um problema. As mensagens são incluídas nas cópias de segurança e isto não devia acontecer.

O que acha destas novidades? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub