O WhatsApp está a fazer várias modificações na sua plataforma e isto está a fazer com que os utilizadores fiquem com alguns problemas. Por um lado, algumas pessoas deixaram de ver os conteúdos multimédia na aplicação. Por outro os conteúdos desapareceram da galeria. Assim vamos explicar-lhe como resolver o problema da perda de imagens agora mesmo no WhatsApp. Tanto para uma situação como para outra.
WhatsApp Android: resolva agora o problema da perda de imagens!
Em primeiro lugar certifique-se que a visibilidade de conteúdos multimédia está ativada. Dito isto, abra o WhatsApp. Depois carregue em Mais opções. A seguir escolha definições. Aí carregue em conversas em depois ative a visibilidade de conteúdos multimédia.
Entretanto e usando o explorador de ficheiros certifique-se que consegue ver ficheiros escondidos.
Depois disso, vá para o novo caminho onde o WhatsApp gravar os conteúdos.
/user/Android/Media/com.whatsapp/WhatsApp/Media.
Assim deverá encontrar um ficheiro com a extensão .nomedia. Apague-o.
Abra a galeria de fotos e já a deverá conseguir ver novamente.
Certifique-se que realmente apagou o ficheiro .nomedia porque algumas pessoas dizem que o apagaram e isso não aconteceu. Lembro que é importante utilizarem um explorador de ficheiros que permita ver tudo o que está escondido.
Para além deste problema há outro!
Deixou de ser possível ver os conteúdos multimédia, como imagens e vídeos, que tinham no WhatsApp. Na prática é um bug crítico que já tinha sido relatado pelo site WABetaInfo e que levou algumas pessoas a perderem imagens, vídeos, GIFs, mensagens de voz e stickers depois de fazerem a atualização para a última versão. Neste artigo vamos explicar-lhe com pode recuperar esses conteúdos no WhatsApp.
Dito isto, se uma pessoa tenta abrir um determinado conteúdo, surge a mensagem a dizer que não está disponível. Assim o mais curioso é que esse conteúdo está acessível através da galeria do smartphone.
Mas se está a deparar-se com esse problema não se preocupe porque há uma solução e vamos explicar-lhe tudo.
Em primeiro lugar terá de matar a aplicação que está a correr.
Depois abra também o gestor de ficheiros do seu smartphone Android e vá para este caminho: /user/WhatsApp/media. A seguir mova todos os conteúdos que estão nesta pasta para /user/Android/Media/com.whatsapp/WhatsApp/Media. Lembre-se que tem apenas de mover os conteúdos da pasta e não a própria pasta como refere o WABetaInfo.
Assim se tiver muito conteúdo na pasta, tenha em conta que o processo pode levar algum tempo. Mas talvez seja boa ideia iniciar este processo antes de ir dormir. É que de manhã já tudo estará concluído e pode utilizar o smartphone.
Já teve este problema? Assim conte-nos tudo nos comentários.