Webcam integrada num portátil Windows? Então muito cuidado!

Existem formas muito diferentes de atacar os sistemas operativos e que levam a determinados desfechos. Algumas têm como único propósito o roubo de dados. Outras encriptam os nossos ficheiros e pedem um resgate. Mas há também aquelas que têm como principal objetivo espiar os utilizadores para os mais variados fins. Na maioria dos casos e sem o utilizar se aperceber é possível ativar-se a câmara e o microfone e ficamos com a nossa vida pessoal de pernas para o ar. Assim se tem uma webcam integrada num portátil Windows faça isto!

Tem webcam integrada num portátil Windows? Então muito cuidado!

Para desativarmos a câmara a primeira coisa que temos de fazer é ir às definições. Depois do lado esquerdo temos de escolher Bluetooth e Dispositivos.

windows 11 desativar webcam

Agora aqui podemos fazer duas coisas. Ou damos logo um clique no botão desativar e o problema fica resolvido ou então vamos um pouco mais longe e fazemos as coisas de uma forma mais correta. Ou pelo menos, mais personalizada.

Para esse efeito temos de dar um clique onde diz Definições de Privacidade de câmara.

Agora na nova janela podemos desativar por completo o acesso à câmara ou então definir as apps para as quais a câmara estará ativa ou não.

Se quiser desativar por completo o acesso à câmara é só carregar em Ligado à frente da primeira entrada para desligar.

Abaixo pode permitir que apenas determinadas apps consigam aceder à câmara. Desative também tudo o que não reconhece como uma app que tenha instalado no seu sistema.

Entretanto quem não quiser utilizar este método pode também desativar a câmara através do gestor de dispositivos. É outra forma de o fazermos.

Para isso basta escrevermos gestor de dispositivos na pesquisa do Windows. Depois do lado direito damos um clique em Abrir.

Windows 11 casa

Agora no gestor de dispositivos temos de carregar no sinal > antes de câmaras. Agora damos um clique por cima das câmaras que surgirem com o botão direito do rato e escolhemos desativar dispositivo.

Isto é outra forma de desativarmos a câmara. Quando a quisermos voltar a utilizar é só fazermos o processo inverso.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.