Agora são os wearables a terem o mesmo carregador

Até 28 de dezembro de 2024, todos os novos dispositivos vendidos na União Europeia (UE), incluindo o iPhone, devem utilizar um carregador USB-C. Isto significa que os consumidores não precisam de mudar de carregador quando comprarem um novo equipamento. Isto desde que tenham um cabo USB-C em casa. Agora são também os wearables a passarem por esta questão do carregador.

Agora são os wearables a terem o mesmo carregador

Para a Apple, significa que na Europa, de qualquer forma, os cabos Lightning não vão gerar tanto rendimento. Significa também menos resíduos eletrónicos uma vez que os consumidores continuam com os seus antigos cabos USB-C em vez de os deitarem fora. Com isto espera-se que os consumidores da UE poupem anualmente até 250 milhões de euros (o equivalente a 264,4 milhões de dólares), uma vez que não precisarão de comprar novos carregadores e cabos. Para além disso as 11000 toneladas de resíduos eletrónicos geradas anualmente a partir da eliminação de carregadores antigos podem ser drasticamente reduzidas.

De acordo com o site Android Police, está a ser contemplada uma ação semelhante para o segundo maior mercado de smartphones do mundo, a Índia. No entanto isto não abrange apenas os telemóveis.

xiaomi, band 7

Dito isto, a Índia quer também que se utilize uma plataforma de carregamento universal para os wearables. No entanto isto não vai ser fácil. Tentar criar um sistema de carregamento universal para smartwatches, auriculares sem fios e outros dispositivos wearables vai exigir longas conversações com os fabricantes.

O que é certo é que este parece ser o caminho a seguir em todo o mundo. Ou seja as coisas serão tão universais como são as tomadas que temos na parede. A grande questão aqui é a articulação dos diversos fabricantes.

Nos smartphones não é algo complicado. Afinal de contas muitos já têm porta USB, tirando os da Apple. Agora ao nível dos wearables existem tantos produtos que isto não será uma medida fácil de implementar. Como referi acima estamos a falar de auriculares, relógios e muitos outros diapositivos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.