O Waze tem algumas funcionalidades fantásticas, como alertá-lo para o trânsito e para os radares de trânsito e ajudá-lo a evitar engarrafamentos. Isto faz dele uma das nossas aplicações de navegação favoritas. Mas, sejamos realistas, a sua interface de utilizador não era de topo. Agora, o serviço propriedade da Google está a tentar corrigir isso com uma versão redesenhada. O novo design é mais limpo e menos confuso, com o objetivo de tornar mais rápida a comunicação de problemas de trânsito. No entanto ao mesmo tempo o Waze removeu algumas opções. Já viu?
Waze está menos confuso mas removeu algumas opções! Já viu?
As últimas actualizações da aplicação para Android e iOS introduziram algumas alterações significativas nos relatórios, detectadas pela primeira vez pelo 9to5Google. Agora, existe um novo ícone de perigo que abre um menu redesenhado que pergunta: “O que vê?”. Assim pode comunicar várias condições da estrada, como trânsito, acidentes, atividade policial, faixas de rodagem bloqueadas e muito mais. Além disso, existe uma opção para comunicar os preços da gasolina. Atenção que deve estar perto de uma bomba de gasolina ou pedir ajuda na estrada a outros viajantes.
A remodelação do Waze não se limita a um novo visual. Isto torna os relatórios muito mais fáceis. Antes, tinha de navegar por vários menus só para encontrar uma determinada opção de relatório. Agora, o Waze melhorou algumas coisas ao apresentar-lhe opções específicas para cada categoria diretamente na interface do utilizador. Passados alguns segundos, sem que tenha de fazer mais nada, o relatório é enviado automaticamente.
No entanto, o Waze fez algumas alterações e nem toda a gente está entusiasmada. A alteração de destaque é a remoção da opção de atropelamento da secção “Perigo”. E a útil opção de comunicar um carro que parou no meio da estrada também desapareceu, apesar de ter sido adicionada há pouco tempo.
Esta atualização está a chegar ao Android e ao iOS
No entanto ainda nem todos estão a ver estas alterações no Android Auto ou no CarPlay, de acordo com o 9to5.
Embora as apps de mapas clássicas da Apple e do Google sejam os melhores para a maioria dos utilizadores de smartphones, o Waze tem uma grande base de fãs, composta por condutores e passageiros, em grande parte devido às suas opções de relatório. Além disso, os utilizadores gostam de saber que há polícias nas imediações, o que faz do Waze uma alternativa aos detectores de radar. Além disso, o serviço não o deixa apenas pendurado no trânsito. Protege-o com desvios em tempo real quando as condições de trânsito se complicam.