Modo de leitura Google já chegou ao Gmail e redes sociais

O modo de leitura é muito útil, por exemplo, para a conversão de texto em voz da Google. Entretanto acaba de ganhar a capacidade de funcionar no Gmail, bem como em aplicações de redes sociais.

Modo de leitura Google já chegou ao Gmail e redes sociais

 Google disse anteriormente que o modo de leitura “não suportava ficheiros PDF, e-mails, conversas e feeds de redes sociais”.

Mas como foi visto por Artem Russakovskii, o modo de leitura agora funciona em aplicações de e-mail, como o Gmail. Isto inclui a vista de leitura simplificada e o TTS, mas nem todos os e-mails são suportados.

Modo de leitura Google já chegou ao Gmail e redes sociais

Entretanto o site 9to5Google também conseguiu que funcionasse no Threads e no X (antigo Twitter), embora não seja o ideal. De facto, a Google avisa que “o modo de leitura pode não funcionar bem com as aplicações de redes sociais/email” e fornece a opção de fornecer feedback de polegar para cima/para baixo.

Para já continua a não funcionar no Google Messages nem com PDFs. Posto isto, o modo de leitura atualizou-se pela última vez em novembro de 2023, pelo que parece ter sido uma adição do lado do servidor.

O Google lançou o modo de leitura em dezembro de 2022 e atualizou-o com a reprodução em segundo plano (e ecrã desligado) no ano passado. Enquanto isso, a função Ler em voz alta do Assistente que chegou com o Pixel 8 e 8 Pro não tem essa funcionalidade. Esse também é o caso da próxima versão do Chrome no Android.

Como dica, pode iniciar o modo de leitura mantendo premidas as duas teclas de volume, um botão de acessibilidade flutuante, “deslizar para cima a partir da parte inferior do ecrã com dois dedos” ou o mosaico QS (Definições rápidas).

Esta é sem dúvida uma função muito útil e a chegada a mais plataformas é uma grande notícia!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.