Botão responder no Gmail vai desaparecer. O que muda?

Responder a um e-mail costumava significar deslocar-se até ao fim do ecrã, escolher as opções de resposta e digitar uma resposta (ou utilizar as respostas em emoji que foram lançadas no final do ano passado). Não é um grande incómodo, mas são necessários alguns toques. Se alguma vez saltou uma resposta devido a limitações de tempo, uma reformulação do Gmail para Android pode ser a solução. Após alguns meses de testes, a caixa de resposta em estilo de chat está agora a chegar a mais utilizadores. Isto significa que o botão responder no Gmail vai desaparecer e outros também.

Botão responder no Gmail vai desaparecer. O que muda?

Descoberto pela primeira vez pelo AssembleDebug no X (antigo Twitter), o Gmail está a trocar o botão Responder por uma elegante caixa de composição rápida, e está agora a chegar a mais utilizadores. A nova caixa de mensagens ocupa a parte inferior da linha de e-mail, dando adeus aos botões antigos Responder, Responder a Todos e Encaminhar, como informamos em novembro.

Como se pode ver na captura de ecrã abaixo, os botões foram retirados. Isto para dar lugar à nova caixa de mensagens. O novo design dá um toque de mensagens instantâneas, perfeito para quem gosta de respostas rápidas. Na nova interface, pode escolher o tipo de resposta (responder, responder a todos ou reencaminhar) e editar os destinatários. Existe também um pequeno botão de envio à direita do balão e um botão de clipe de papel à esquerda para anexar ficheiros.

botão responder no Gmail

Entretanto toque na bolha e aparece um teclado completo para que possa escrever.

Se se sentir um pouco apertado, basta premir o botão de expansão à direita e a janela de composição da mensagem passa a ocupar todo o ecrã. Além disso, à medida que começa a escrever, estes elementos da interface do utilizador deslizam graciosamente para cima, garantindo que tem todo o espaço de que necessita para as suas mensagens.

Para além de facilitar as respostas, esta configuração ao estilo de chat é um salva-vidas para os utilizadores esquecidos que perdem as respostas aos e-mails. Reduz o processo de resposta, permitindo-lhe enviar uma resposta enquanto ainda está a ler o e-mail. Isto em vez de olhar para trás e para a frente para o e-mail citado na interface antiga no ecrã de resposta.

Se se sentir um pouco nostálgico e quiser voltar à interface tradicional, basta tocar na seta do lado direito do balão. Mas com a implementação mais alargada em curso, a interface de resposta rápida é a nova predefinição.

A Google está a mudar as coisas com esta atualização para o Gmail no Android. Não se trata apenas de um facelift; o serviço está basicamente a reinventar a forma como lidamos com a comunicação digital.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.