Versão do Chrome para PC ganha uma função do Android

À semelhança do que acontece no Android, a versão do Chrome para PC ganhará em breve uma opção “Permitir desta vez” quando os sites lhe pedirem para conceder as permissões de geolocalização, câmara ou microfone. Anteriormente, as suas opções eram Bloquear ou Permitir para conceder acesso permanentemente, bem como a capacidade de fechar o aviso no canto superior direito. Agora tudo fica ainda melhor.

Versão do Chrome para PC ganha uma função do Android

Versão do Chrome para PC

A partir do Chrome 116, que será lançado no final deste mês, a Google está a lançar gradualmente outra opção que concede uma permissão única para a “atual interação em curso com uma aplicação Web”.

Assim tem à disposição:

Permitir desta vez: Permissão temporária.
Permitir em cada visita: Permissão persistente.
Não permitir: Bloqueio persistente.
Clicar no botão x: Bloqueio temporário.

Esta opção é semelhante à opção “Só desta vez” no Android, tendo a Google concluído que “os utilizadores não estão muitas vezes preparados para tomar uma decisão persistente relativamente às permissões do Web site, tentando avaliar se obtêm valor em troca da concessão de permissões”. O aviso aparece novamente na sua próxima visita ao site.

Entretanto, a decisão de mudar o nome de bloquear/permitir destina-se a “tornar claro que uma das opções é temporária, enquanto a outra é persistente”. Não haverá alterações para os utilizadores que tenham concedido acesso anteriormente.

O Chrome está a seguir os mesmos passos do Safari 16 e do Firefox 115 no ambiente de trabalho na implementação do Permitir desta vez. Entretanto a Google está atualmente a lançar esta funcionalidade em computadores de secretária (Mac, Windows, Linux e ChromeOS).

Esta é sem dúvida uma boa opção uma vez que se o utilizador desejar nenhuma escolha é definitiva.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.