Varíola dos macacos: se tem mais de 51 anos pode estar protegido!

Portugal tem 143 casos de varíola dos macacos e o Reino Unido quase 200. Sem dúvida que os números estão a aumentar e apesar de alguns considerarem esta doença o novo COVID-19 as coisas são bem diferentes. Isto porque existem pessoas que podem já estar naturalmente protegidas. Para além disso, a propagação parece bem menos veloz. Os sintomas incluem febre, urticária e dores musculares. Mas será que afeta todas as pessoas!

Varíola dos macacos: se tem mais de 51 anos pode estar protegido!

De acordo com a publicação inglesa Express, o médico e escritor, Dr Michael Mosley, revela que qualquer pessoa com idade superior a 51 anos pode estar protegido contra varíola dos macacos. Isto partindo do principio que ocorreu a vacinação contra a varíola.

- Advertisement -

Varíola dos macacos

A vacina da varíola era costume dar-se às crianças até 1971. Entretanto deixou de ser dada. Isto quando esta doença se tornou rara. Apesar de ter sido dada há tantos anos ainda garante 85% de proteção conta a nova doença.

Assim como acontece com o COVID-19 a maioria dos tratamentos contra a varíola dos macacos são apenas para aliviar os sintomas. Entretanto os sintomas são normalmente ligeiros e a maioria das pessoas recupera uma semana depois do tratamento.

Ainda assim há alguns medicamentos que podem ajudar a combater esta doença.

Seja como for há algo muito interessante como refere este médico. É que décadas depois as pessoas que foram inoculadas contra a varíola quando ainda eram bebés continuam a ter anticorpos.

Quanto tempo depois surgem os sintomas depois da infecção?

Quem for infetado normalmente leva entre cinco a 21 dias para os primeiros sintomas aparecerem.

A erupção cutânea normalmente aparece de um a cinco dias após os primeiros sintomas.

A erupção cutânea muitas vezes começa no rosto, depois espalha-se para outras partes do corpo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.