Vantagem para a TSMC? Samsung adiou os 3nm para 2024

A Samsung é na realidade, a única grande rival que a TSMC tem no mundo da produção de semicondutores. Aliás, a gigante Sul Coreana até tem feito um trabalho muito interessante nos 8nm, 7nm e 5nm, conseguindo ‘roubar’ uns quantos clientes de alto gabarito para as suas fileiras, onde temos de destacar a NVIDIA e mais recentemente a Qualcomm.

No entanto, até a superpoderosa Samsung está com dificuldades em acompanhar a TSMC. Isto pode ser muito mau para o mercado, ou como quem diz, para a nossa carteira.

Vantagem para a TSMC? Samsung adiou os 3nm para 2024

7nm, tsmc

Portanto, o ambicioso processo de produção de 3nm que já deveria trazer a nova tecnologia GAAFET (Transístores Gate All Around FET), parece ter sido adiada para 2024.

Ou seja, o processo que é tratado internamente como 3GAE, encontrou algumas dificuldades durante o desenvolvimento, e por isso, acabou adiado para 2024.

Isto é mau, porque desta forma, a Samsung vai cair significativamente na corrida ao ouro que são os microprocessadores. Afinal de contas, em 2024, a TSMC já planeia andar a brincar com os 2nm EUV, com canais de germânio, uso de cobalto nos contactos, entre outras novidades e inovações para ter sucesso na produção.

Isto é mau? Porquê?

Entretanto, ter uma fabricante tão destacada acaba por ser mau para o mercado, porque com a Intel ainda presa aos 14nm e 10nm, a Samsung é mesmo a única que pode fazer sombra à TSMC.

Acredite, se há coisa que provavelmente não quer, é um domínio da TSMC neste mundo… Visto que virtualmente tudo iria encarecer. Aliás, a NVIDIA deu o salto para as linhas da Samsung, não só devido à dificuldade de arranjar quota de produção… Mas também devido à diferença de preço entre a TSMC e a Samsung.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Rockstar Games tem de fazer alguma coisa relativamente a GTA

Caso não saiba, GTA V fez muito recentemente 8 anos desde que chegou ao mercado, sendo originalmente lançado para a PS3 e Xbox 360...

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!