A Samsung é na realidade, a única grande rival que a TSMC tem no mundo da produção de semicondutores. Aliás, a gigante Sul Coreana até tem feito um trabalho muito interessante nos 8nm, 7nm e 5nm, conseguindo ‘roubar’ uns quantos clientes de alto gabarito para as suas fileiras, onde temos de destacar a NVIDIA e mais recentemente a Qualcomm.
No entanto, até a superpoderosa Samsung está com dificuldades em acompanhar a TSMC. Isto pode ser muito mau para o mercado, ou como quem diz, para a nossa carteira.
Vantagem para a TSMC? Samsung adiou os 3nm para 2024
Portanto, o ambicioso processo de produção de 3nm que já deveria trazer a nova tecnologia GAAFET (Transístores Gate All Around FET), parece ter sido adiada para 2024.
Ou seja, o processo que é tratado internamente como 3GAE, encontrou algumas dificuldades durante o desenvolvimento, e por isso, acabou adiado para 2024.
Isto é mau, porque desta forma, a Samsung vai cair significativamente na corrida ao ouro que são os microprocessadores. Afinal de contas, em 2024, a TSMC já planeia andar a brincar com os 2nm EUV, com canais de germânio, uso de cobalto nos contactos, entre outras novidades e inovações para ter sucesso na produção.
Isto é mau? Porquê?
Entretanto, ter uma fabricante tão destacada acaba por ser mau para o mercado, porque com a Intel ainda presa aos 14nm e 10nm, a Samsung é mesmo a única que pode fazer sombra à TSMC.
Acredite, se há coisa que provavelmente não quer, é um domínio da TSMC neste mundo… Visto que virtualmente tudo iria encarecer. Aliás, a NVIDIA deu o salto para as linhas da Samsung, não só devido à dificuldade de arranjar quota de produção… Mas também devido à diferença de preço entre a TSMC e a Samsung.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!