Utilizadores do iPhone andaram sobre brasas sem saberem!

Quem tem um iPhone andou sobre brasas sem saber. De facto, ninguém soube nada até ter sido lançada uma correção. É que um bug podia levar os utilizadores a terem de fazer um reset de fábrica após terem recebido uma mensagem com problemas. Isto foi revelado através do Google Project Zero, uma equipa de segurança que descobre bugs e vulnerabilidades.

Mas como é que ninguém sabia nada acerca desta falha do iPhone?

A razão é simples. É que mesmo que a equipa do Project Zero descubra alguma coisa, só a pode revelar passados 90 dias após a descoberta. Entretanto, também a pode divulgar quando for lançada uma correção. Neste caso, a Apple enviou uma correção para este bug no iOS 12.3. Esta correção foi lançada a 13 de Maio e inclui também as apps Apple News+, AirPlay2 e app de TV.

do iPhone

Como é que isto acontecia?

O problema com a mensagem mal formada é que o iPhone esperava um valor numa determinada linha de código. No entanto, não se certificava que esse valor estava presente. Assim, com o código a não estar incluído, o iPhone tentava abrir repetidamente essa mensagem mas não conseguia. Dito isto, entrava num loop e fazia com que o iPhone encravasse. Entretanto um hard reset não resolvia o problema. É que mal ele acabasse de iniciar o problema voltava. Assim só restavam três hipóteses.

As soluções

Limpar o dispositivo com o Encontrar o meu iPhone. Colocar o smartphone em modo de recuperação através do iTunes. Remover o cartão sim e estar fora do alcance de redes Wi-Fi e utilizar o menu para limpar o dispositivo.

Em qualquer uma das três opções, era necessário apagar tudo deste dispositivo.

No ano passado, ocorreu um problema quando os utilizadores recebiam uma iMessage que continha um ponto preto e carregavam nela. Este ponto negro continha milhares de entradas de código que causavam demasiada carga no processador do iPhone, levando este dispositivo a encravar.

Entretanto, este ponto negro também afetava os utilizadores Android que recebiam a mesma mensagem no WhatsApp.

De facto, por vezes, estas coisas acontecem. Em 2015, um bug fazia com que os iPhones deixassem de funcionar quando recebiam uma determinada mensagem.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário