Um eventual problema de compatibilidade entre atualizações do Windows e soluções antivírus está a criar falhas no Chrome, Edge e Firefox com a mensagem de erro “A aplicação não foi capaz de iniciar corretamente (0xc0000022). Clique em OK para fechar a aplicação”. No entanto não se preocupe porque lhe dizemos o que pode fazer se o ficar com o Chrome ou Edge sem funcionar.
Update do Windows 10 e 11 deixa Chrome e Edge sem funcionar!
As atualizações do Windows têm sido bastante sólidas e estáveis nos últimos tempos, com menos relatos de grandes problemas. Dito isto, a Microsoft já publicou as atualizações de abril de 2022 para o Windows 10 e Windows 11 e não têm havido grandes relatos de problemas. No entanto estão a surgir alguns casos isolados que sugerem que o update com causar falhas nos browsers mais populares como o Chrome ou o Edge.
Sinceramente já fizemos estas atualizações e não verificámos grandes problemas. Mas já vimos vários relatos na Internet de pessoas que instalaram a atualização e não conseguem lançar o Chrome, Edge ou Firefox. Quando isso acontece surge apenas o erro muito vago 0xc0000022.
Como resolver este problema
Os relatos indicam que o problema se deve às mais recentes atualizações cumulativas do Windows 10 e Windows 11. No entanto, o site Windows Latest refere que a questão está entre as atualizações do Windows 10/11 e aplicações antivírus como o da ESET.
Aliás é por este motivo que o problema pode não estar tão espalhado. Entretanto a empresa de segurança ESET emitiu uma resposta a afirmar a transmissão destas questões à equipa e que já implementaram uma correção. No entanto ainda pode ser necessária uma ação manual dos utilizadores.
No entanto é simples. Ativar o ESET Live Grid a partir das definições e depois desativar a função de browser seguro.
É uma correção sim e fácil de replicar no Windows 10 e Windows 11. Por isso, se estiver a executar a atualização de abril de 2022 e tiver ficado sem acesso aos browsers, então com esta pequena dica os browsers deverão ficar a funcionar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!