União Europeia desconfia da aquisição da Fitbit por parte da Google!

Um dos maiores medos dos utilizadores quando a Google anunciou a compra da Fitbit, foi exatamente a possibilidade da gigante da pesquisa meter as mãos na enorme base de dados biométricos e de fitness de milhões de utilizadores por esse mundo fora, que a fabricante de relógios acumulou ao longo dos anos.

Claro que a Google descansou todos os preocupados na altura, ao garantir que não era essa a sua intenção… No entanto, parece que a União Europeia não está assim tão confiante quanto isso.



A União Europeia está a desconfiar da aquisição da Fitbit por parte da Google!

Google fitbit

Portanto, caso não saiba, a Google resolveu comprar a Fitbit no ano passado, um negócio que envolveu cerca de 2.1 mil milhões de dólares. Algo que muitos pensaram ser uma jogada para finalmente apostar forte e feio no ecossistema Wear OS, de forma a oferecer um rival à altura do Apple Watch e Galaxy Watch.

No entanto, também foi um investimento capaz de levantar muitas sobrancelhas, especialmente quando o assunto é a privacidade dos utilizadores… Ao fim ao cabo, apesar de tudo aquilo que a Google faz, compra e vende, o seu grande ganha pão está na publicidade online. E claro, quanto mais informação a Google tiver para melhorar o sistema de ‘ads’, melhor.

Assim, graças a todas estas dúvidas, oficiais da União Europeia enviaram questionários com mais de 60 páginas para os rivais da Google e Fitbit na indústria do wellness.  Para claro está, perceber se esta aquisição poderia ou não criar algumas barreiras intransponíveis a estas empresas. Aliás, a União Europeia até chegou ao ponto de pedir à Google para meter por escrito, que não irá utilizar os dados da Fitbit para melhorar os seus algoritmos de pesquisa.

E claro, outros países também já avançaram para um pedido de bloqueio temporário a esta compra da Google, devido ao história da empresa no aproveitamento deste tipo de dados.

Entretanto, a Google continua a afirmar que a compra foi apenas e só para fortalecer os seus esforços no campo do hardware.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também