União Europeia desconfia da aquisição da Fitbit por parte da Google!

Um dos maiores medos dos utilizadores quando a Google anunciou a compra da Fitbit, foi exatamente a possibilidade da gigante da pesquisa meter as mãos na enorme base de dados biométricos e de fitness de milhões de utilizadores por esse mundo fora, que a fabricante de relógios acumulou ao longo dos anos.

Claro que a Google descansou todos os preocupados na altura, ao garantir que não era essa a sua intenção… No entanto, parece que a União Europeia não está assim tão confiante quanto isso.



A União Europeia está a desconfiar da aquisição da Fitbit por parte da Google!

Portanto, caso não saiba, a Google resolveu comprar a Fitbit no ano passado, um negócio que envolveu cerca de 2.1 mil milhões de dólares. Algo que muitos pensaram ser uma jogada para finalmente apostar forte e feio no ecossistema Wear OS, de forma a oferecer um rival à altura do Apple Watch e Galaxy Watch.

No entanto, também foi um investimento capaz de levantar muitas sobrancelhas, especialmente quando o assunto é a privacidade dos utilizadores… Ao fim ao cabo, apesar de tudo aquilo que a Google faz, compra e vende, o seu grande ganha pão está na publicidade online. E claro, quanto mais informação a Google tiver para melhorar o sistema de ‘ads’, melhor.

Assim, graças a todas estas dúvidas, oficiais da União Europeia enviaram questionários com mais de 60 páginas para os rivais da Google e Fitbit na indústria do wellness.  Para claro está, perceber se esta aquisição poderia ou não criar algumas barreiras intransponíveis a estas empresas. Aliás, a União Europeia até chegou ao ponto de pedir à Google para meter por escrito, que não irá utilizar os dados da Fitbit para melhorar os seus algoritmos de pesquisa.

E claro, outros países também já avançaram para um pedido de bloqueio temporário a esta compra da Google, devido ao história da empresa no aproveitamento deste tipo de dados.

Entretanto, a Google continua a afirmar que a compra foi apenas e só para fortalecer os seus esforços no campo do hardware.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também