Um buraco negro distante provou que Einstein estava correto


Por em

Albert Einstein dedicou a sua vida à busca do conhecimento, mesmo que ele nem sempre tivesse conseguido provar que as suas teorias faziam sentido. Na realidade, muitas das coisas acerca das quais Einstein escreveu durante a sua vida nem sequer puderam ser testadas com a tecnologia que existia na época, o que significa que ainda estamos a tentar descobrir o quão certo ele estava acerca da forma como o universo funciona.

Agora, eis que se conseguiu comprovar que uma das teorias de Einstein acerca da forma como a luz se movimenta no espaço estava correta. Utilizando um telescópio muito mais poderoso do que aqueles a que os astrónomos tinham acesso nessa época, os investigadores observaram um buraco negro distante e confirmaram que as suposições de Einstein acerca dos comprimentos de onda da luz foram perfeitas.

Este cientista teorizou que quando a luz se move dentro de um campo gravitacional forte, o comprimento de onda estende-se como se estivesse a ser esticado pela força da gravidade. Essa peculiaridade da física é chamada de “redshift” porque aumenta o comprimento de onda da luz, aproximando-a da parte vermelha do espetro de luz.

A teoria encaixa-se dentro da estrutura da física moderna, mas nunca foi observada à volta de uma força gravitacional massivamente poderosa como a de um buraco negro. É aqui que entra o Sagitário A *. Acredita-se que o Sagitário A * é a localização de um buraco negro enorme que está localizado no centro da nossa galáxia, onde a Terra e nosso Sistema Solar vivem. Graças ao telescópio Very Large do Chile, os cientistas observaram esse fenómeno a decorrer.

Seguindo uma estrela distante enquanto se movia à volta do buraco negro, os astrónomos foram capazes de medir a diferença no comprimento de onda da sua luz. Esta medida mostrou exatamente o que Einstein previu que seria; a luz muda para a extremidade vermelha do espetro quando está a ser puxada pela gravidade, perdendo uma parte da sua energia.

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.