Inicio Android UE quer o regresso das baterias removíveis! Será apenas um sonho?

UE quer o regresso das baterias removíveis! Será apenas um sonho?

Há alguns meses atrás, expliquei o porquê de todas as fabricantes do mundo dos smartphones terem abandonado todo e qualquer design que tivesse como base baterias removíveis. No entanto, parece que alguém dentro da União Europeia leu o meu artigo e pensou… “Challenge Accepted, vou provar que não tens razão meu tuga blogger!”

Afinal de contas, parece que a Comissão Europeia está mesmo a tentar que os smartphones voltem a contar com este tipo de baterias. Mas será que as fabricantes vão na conversa?



União Europeia quer o regresso das baterias removíveis! Será apenas um sonho?

regresso das baterias

Portanto, como não deve ser novidade para si, há vários anos que as fabricantes de smartphones optaram por lançar produtos que são no fundo sandes de vidro e alumínio. Onde claro está, não há espaço para uma traseira removível para dar acesso à bateria.

A ideia aqui era muito simples, tornar os aparelhos mais robustos e mais resistentes a água e poeiras, isto ao mesmo tempo que se tentou aumentar a capacidade das baterias. (Ao fim ao cabo, se a bateria não pode sair, não é preciso incluir uma capa de proteção, o que apenas engrossa a célula)

No entanto, parece que a UE está com vontade de forças as fabricantes a voltarem atrás no tempo.

Afinal de contas, parece que existem planos que até poderão cobrir mais aparelhos além dos smartphones, como tablets e até fones sem fios. Isto porque é demasiado difícil trocar uma bateria nos dias que correm. Assim, ao tornar a troca mais fácil, vai ser possível aumentar o tempo útil de vida dos aparelhos. O que claro está, irá dar origem a menos lixo.

Dito tudo isto, este ‘projeto’ deverá ser apresentado já no próximo mês. Ao mesmo tempo que também deverão ser apresentadas algumas medidas de defesa do consumidor, como períodos de garantia mais extensos, obrigação de reciclagem de produtos, instruções mais fáceis, etc…


UE quer o regresso das baterias removíveis! Será apenas um sonho? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer o regresso deste tipo de aparelhos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...