Twitter vai adicionar “labels” a contas afiliadas ao governo

Pois é, o Twitter vai adicionar labels a contas associadas ao governo. Incluindo também perfis de notícias apoiados pelo estado.

Afinal de contas, não é segredo nenhum que as redes sociais foram usadas para fins duvidosos no passado. Nomeadamente quando se trata de política e eleições. Assim, para ajudar a aumentar a transparência e reduzir o risco de entidades governamentais enganarem o público, o Twitter planeia adicionar labels às contas indicando a sua filiação política.

O Twitter espera que essa mudança melhore a qualidade do discurso público e forneça aos utilizadores um contexto que os ajude a tomar “decisões informadas” sobre o que vêem e “como se envolvem” na plataforma.

Trata-se de um objectivo admirável, embora seja difícil dizer a priori, se será um passo na direcção certa. Mais transparência é quase sempre uma coisa boa, independentemente do partido político com que a pessoa se alinhe.


  • Utilizador do Twitter? Lê o nosso artigo sobre os três jovens que deram a volta a segurança desta rede social.

 

Twitter labels governo

As labels em questão não serão particularmente intrusivas. Será apenas uma linha de texto simples e cinza que pode ser vista por baixo do nome de utilizador de uma conta do Twitter apoiada pelo governo ou pelo estado. Pode observar um exemplo na imagem acima.

Inicialmente, o Twitter informa que só aplicará estas labels a contas de “funcionários e entidades de altas patentes” que operem em nome da China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Mais países serão adicionados a essa lista no futuro. Porém, o Twitter diz que se quer concentrar nos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU por enquanto.

O texto do anúncio do Twitter indica que estas mudanças já começaram a acontecer ao dia de hoje. No entanto depois de verificar algumas contas governamentais de alto perfil no Twitter (como a de Donald Trump), não parece ser o caso. De qualquer forma, provavelmente não demorará muito para que estas labels comecem a aparecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco nos comentários em baixo o que pensa.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

Em destaque

Leia também