‘Hacker’ de 17 anos por trás do maior hack do Twitter já foi preso!

Antes de mais nada, ainda se lembra do ataque ao Twitter? Pois bem, um jovem de 17 anos e dois outros indivíduos de 19 e 22 anos foram presos. Supostamente são os autores por trás do recente hack. Estamos a falar de indivíduos que se fizeram passar por pessoas altamente mediáticas, e em questão de minutos conseguiram fazer uma burla gigante tendo como base a moeda virtual bitcoin.

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, Mason Sheppard e Nima Fazeli, e outro jovem sem nome, foram acusados ​​esta semana de conspiração para cometer fraude electrónica, conspiração para cometer lavagem de dinheiro e acesso intencional a um computador protegido.

O canal de notícias da Florida WFLA identificou um adolescente de 17 anos chamado Graham Clark, relacionado ao hack do Twitter. Segundo eles provavelmente este é o jovem que o Departamento de Justiça dos EUA mencionou nos seus comunicado à imprensa.

Graham Clark foi acusado de 30 crimes de comunicação e fraude organizada por enganar centenas de pessoas que usando contas comprometidas.

Portanto, em 15 de julho, o Twitter enfrentou o maior lapso de segurança da sua história depois de um hacker conseguir sequestrar quase 130 contas de alto perfil no Twitter, incluindo Barack Obama, Kanye West, Joe Biden, Bill Gates, Elon Musk, Jeff Bezos, Warren Buffett, Uber e Bill Gates. e Apple.

O hack amplamente direccionado publicou mensagens todas com palavras muito semelhantes. Pedindo que milhões de seguidores de cada perfil enviassem dinheiro para um endereço específico de uma carteira de bitcoin em troca de um retorno maior.

“O mundo inteiro está me a pedir para retribuir, e agora é a hora”, disse um tweet da conta de Bill Gates. “Envia 1.000$ USD e eu envio de volta 2.000$ USD.”

Os perfis atacados também incluem algumas contas populares focadas em crypto, como Bitcoin, Ripple, CoinDesk, Gemini, Coinbase e Binance.

Jovem Twitter presos



Com este esquema, os “hackers” conseguiram angariar mais de 100.000$ USD em Bitcoin de várias vítimas!

Entretanto, o Twitter admitiu que os invasores comprometeram as contas dos seus funcionários. Contas estas com acesso às ferramentas internas e obtiveram acesso não autorizado aos perfis direccionados.

Em seu comunicado, o Twitter também revelou que alguns dos seus funcionários foram alvos usando um ataque de spear-phishing por telefone, enganando “certos funcionários e explorando vulnerabilidades humanas para obter acesso aos nossos sistemas internos”.

O Twitter disse que um total de 130 contas foram alvo no último ataque, das quais apenas 45 contas verificadas foram exploradas para publicar tweets fraudulentos. Apesar disso também mencionou que os invasores acederam às caixas de mensagens diretas de pelo menos 36 contas. Contudo apenas oito informações das contas foram descarregadas usando a ferramenta “Your Twitter Data”.

“Existe uma falsa crença na comunidade de hackers criminais de que ataques como o hack do Twitter podem ser cometidos de forma anónima e sem consequências”, disse o advogado dos EUA, Anderson.

“O anúncio de hoje demonstra que a alegria de hackers nefastos em um ambiente seguro por diversão ou lucro terá vida curta. A conduta criminal pela Internet pode parecer furtiva para as pessoas que o cometem, mas não há nada furtivo nisso. Em particular quero dizer aos possíveis infractores, violem a lei, e nós vamos encontrar-vos”.

“Temos um acesso significativamente limitado as nossas ferramentas e sistemas internos. Até que possamos retomar as operações normais com segurança, os nossos tempos de resposta a algumas necessidades e relatórios de suporte serão mais lentos”, acrescentou o Twitter.

Ao que parece o rapaz já andava nestas andanças no Minecraft e até já teve direito a um artigo no NyTimes.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco nos comentários em baixo se também está envolvido no mundo das criptomoedas.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Diogo Isidorohttps://www.leak.pt/author/diogo/
O típico miúdo que saia da escola e jogava Counter Strike até os olhos não aguentarem mais. Agora com mais uns aninhos e com uma paixão enorme por hardware informático, jogos em geral e automóveis.

Leia também