Inicio Especiais (Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

Tudo sobre o IPTV! – Já falámos muito do IPTV, de como funciona, o porquê de por vezes ser ilegal, etc… Ainda assim, continuamos a receber muitas dúvidas. Por isso, nada melhor que fazer um artigo que ensina todas as bases da tecnologia.

Vamos por partes.



(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

tudo sobre iptv

Portanto, durante muitos anos, a televisão foi a principal fonte de entretenimento de todos nós, e na verdade, para muitos ainda é! No entanto, é algo que tem evoluído forte e feio de forma a oferecer mais conteúdo e novas experiências aos utilizadores que estão também eles cada vez mais exigentes.

Dito isto, é óbvio que no século XXI, a Internet e a disseminação de aparelhos smart como a nova geração de telemóveis mudou e muito o mundo do entretenimento. Afetando o mundo da televisão em toda a escala.

Por isso, este mundo teve de se adaptar, fugindo um pouco da TV por cabo ou por satélite, para começar a aparecer via Internet, apostando também num novo tipo de conteúdo… O Streaming! (como a Netflix).

O que é o IPTV?

IPTV é um simples acrónimo para Internet Protocol Television, ou seja, o envio de sinal de TV através de uma ligação à Internet. Na grande maioria das vezes, a lista de canais IPTV está disponível através de simples playlists (.m3u), que permitem ver todo o conteúdo, bem como toda a programação detalhada.

Muito resumidamente, é um protocolo que eventualmente irá substituir todos os antigos protocolos de TV. Mas como é que tudo isto funciona? Quais são as vantagens do IPTV?

É simples, a ideia base do IPTV é oferecer TV on Demand. Ou seja, da mesma maneira que vai ao YouTube ver um vídeo de um golo do CR7, também pode querer ver um filme ou uma série, e ter logo o conteúdo disponível através da Internet.

Mas antes de mais nada, é preciso perceber que existem três versões diferentes de IPTV:

  • VOD (Video on Demand)
  • Time-Shifted Media
  • LIVE IPTV

Video on Demand (VOD)

  • Esta é uma das formas mais populares de IPTV. Afinal de contas, o utilizador tem a flexibilidade de escolher o programa que quer ver, como e quando quiser. É aqui que encontramos o Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, etc…

Time-Shifted Media

  • Este formato é um pouco mais particular, visto que permite ao utilizador fazer stream de programas de um modo ‘atrasado’. Ou seja, estamos basicamente a falar daquilo que a Meo e NOS oferece, de disponibilizar os programas que deram nos últimos 7 dias, bastando andar para trás na programação.

Live IPTV

  • Esta forma de ver TV é em tudo igual à TV convencional. A unida diferença, é que o sinal vem pela Internet em vez de por cabo, antena ou satélite. Consiste em basicamente ligar a TV e ver o que está a dar.

Quais são as vantagens do IPTV?

O IPTV é muito conveniente, sendo extremamente fácil de configurar e utilizar no dia a dia. Além disso, dá todo o controlo ao utilizador, visto que este pode ver o que quiser, quando quiser, como quiser, seja na TV, no PC, smartphone ou tablet. Além disso, pode pausar, pode andar para a frente ou para trás.

O Futuro do IPTV

Tendo em conta a popularidade da plataforma, especialmente na parte VOD, o futuro realmente brilhante para a tecnologia. Até porque, em boa verdade, os utilizadores vão olhar cada vez mais para o streaming…

Aliás, até as grandes empresas do mundo do conteúdo cinematográfico começam a olhar com muita gula para este mundo, como é o caso da Disney, que está a equacionar lançar muitos dos seus projetos feitos para o cinema, apenas e só para a sua plataforma de streaming (devido ao COVID).

No entanto, ainda existem várias questões à volta de legalidade do IPTV em certos mercados mais cinzentos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...

Filme “It” é ou não baseado em fatos reais? Sim e não!

Desde que foi lançado em todo o mundo, "It" tem sido considerado por muitos um dos melhores e mais assustadores filmes de terror de...

Volte-face! A RTX 3080 fica atrás da nova RX 6800 em tudo!

Como noticiámos há alguns dias, as novas placas da AMD já andam por aí há algum tempo, no entanto, foram enviadas com drivers 'especiais'...

Como é que um serviço de IPTV Pirata arranja o sinal de TV?

Se por acaso é fã mundo do IPTV, mais concretamente do IPTV Pirata, é provável que já saiba um pouco de como tudo isto...