(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

Tudo sobre o IPTV! – Já falámos muito sobre o IPTV na Leak.pt. Nomeadamente de como funciona, o porquê de por vezes ser ilegal, etc… Ainda assim, continuamos a receber muitas dúvidas. Por isso, nada melhor que fazer um artigo que dá uma luz a todas as bases da tecnologia.

Vamos por partes!



(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

tudo sobre iptv

Portanto, durante muitos anos, a tradicional televisão da nossa sala de estar foi a principal fonte de entretenimento de todos nós, e na verdade, para muitos ainda o é! No entanto, é um mundo que tem evoluído forte e feio de forma a oferecer mais conteúdo e novas experiências aos utilizadores que estão também eles cada vez mais exigentes com o conteúdo audiovisual que querem consumir.

Afinal de contas, é óbvio que no século XXI, a Internet e a disseminação de aparelhos smart, como é a nova geração de telemóveis, mudou e muito o mundo do entretenimento, ou melhor, a forma como consumimos todo o tipo de conteúdo. Afetando assim o mundo da televisão em toda a escala.

Por isso, a indústria teve de se adaptar, fugindo um pouco da tradicional TV por cabo ou por satélite, para começar a fornecer conteúdos via Internet, apostando também num novo tipo de conteúdo… O Streaming! (como a Netflix).

O que é o IPTV?

IPTV é um simples acrónimo para Internet Protocol Television, ou seja, o envio de sinal de TV através de uma ligação à Internet, tendo como base uma simples lista ou playlist. Ou seja, na grande maioria das vezes, a lista de canais IPTV está disponível através de um simples ficheiro (.m3u), que por sua vez permite ver todo o conteúdo disponível, bem como toda a programação detalhada.

Muito resumidamente, é um protocolo que eventualmente irá substituir todos os antigos protocolos de TV.

Mas como é que tudo isto funciona? Quais são as vantagens do IPTV?

É simples, a ideia base do IPTV é oferecer TV on Demand. Ou seja, da mesma maneira que vai ao YouTube ver um vídeo de um golo do CR7, também pode querer ver um filme ou uma série, e ter logo o conteúdo disponível através da Internet.

Dito tudo isto, antes de mais nada, é preciso perceber que existem três versões diferentes de IPTV:

  • VOD (Video on Demand)
  • Time-Shifted Media
  • LIVE IPTV

Video on Demand (VOD)

  • Esta é uma das formas mais populares de IPTV. Afinal de contas, o utilizador tem a flexibilidade de escolher o programa que quer ver, quando quiser e como quiser. É aqui que encontramos o Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, etc…

Time-Shifted Media

  • Este formato é um pouco mais particular, visto que permite ao utilizador fazer stream de programas de um modo ‘atrasado’. Ou seja, estamos basicamente a falar daquilo que a Meo e NOS oferece, de disponibilizar os programas que deram nos últimos 7 dias, bastando andar para trás na programação.

Live IPTV

  • Esta forma de ver TV é em tudo igual à TV convencional. A unida diferença, é que o sinal vem pela Internet em vez de por cabo, antena ou satélite. Consiste em basicamente ligar a TV e ver o que está a dar.

Quais são as vantagens do IPTV?

O IPTV é muito conveniente, sendo extremamente fácil de configurar e utilizar no dia a dia. Além disso, dá todo o controlo ao utilizador, visto que este pode ver o que quiser, quando quiser, como quiser, seja na TV, no PC, smartphone ou tablet. Além disso, pode pausar, ou andar para a frente ou para trás na timeline.

O Futuro do IPTV

Tendo em conta a popularidade da plataforma, especialmente na parte VOD, o futuro é realmente brilhante para a tecnologia. Até porque, em boa verdade, os utilizadores vão olhar cada vez mais para o streaming.

Aliás, até as grandes empresas do mundo do conteúdo cinematográfico começam a olhar com muita gula para este mundo, como é o caso da Disney, que está a já começou a lançar muitos dos seus projetos feitos para o cinema, apenas e só para a sua plataforma de streaming.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Edge 95: a última build já está disponível! Descarregue já

A Microsoft lançou hoje a build final do Edge 95 no canal Dev. Esta é a última versão antes do novo Edge estar disponível...

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!