(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!



Tudo sobre o IPTV! – Já falámos muito sobre o IPTV na Leak.pt. Nomeadamente de como funciona, o porquê de por vezes ser ilegal, etc… Ainda assim, continuamos a receber muitas dúvidas. Por isso, nada melhor que fazer um artigo que dá uma luz a todas as bases da tecnologia.

Vamos por partes!



(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

tudo sobre iptv

Portanto, durante muitos anos, a tradicional televisão da nossa sala de estar foi a principal fonte de entretenimento de todos nós, e na verdade, para muitos ainda o é! No entanto, é um mundo que tem evoluído forte e feio de forma a oferecer mais conteúdo e novas experiências aos utilizadores que estão também eles cada vez mais exigentes com o conteúdo audiovisual que querem consumir.

Afinal de contas, é óbvio que no século XXI, a Internet e a disseminação de aparelhos smart, como é a nova geração de telemóveis, mudou e muito o mundo do entretenimento, ou melhor, a forma como consumimos todo o tipo de conteúdo. Afetando assim o mundo da televisão em toda a escala.

Por isso, a indústria teve de se adaptar, fugindo um pouco da tradicional TV por cabo ou por satélite, para começar a fornecer conteúdos via Internet, apostando também num novo tipo de conteúdo… O Streaming! (como a Netflix).

O que é o IPTV?

IPTV é um simples acrónimo para Internet Protocol Television, ou seja, o envio de sinal de TV através de uma ligação à Internet, tendo como base uma simples lista ou playlist. Ou seja, na grande maioria das vezes, a lista de canais IPTV está disponível através de um simples ficheiro (.m3u), que por sua vez permite ver todo o conteúdo disponível, bem como toda a programação detalhada.

Muito resumidamente, é um protocolo que eventualmente irá substituir todos os antigos protocolos de TV.

Mas como é que tudo isto funciona? Quais são as vantagens do IPTV?

É simples, a ideia base do IPTV é oferecer TV on Demand. Ou seja, da mesma maneira que vai ao YouTube ver um vídeo de um golo do CR7, também pode querer ver um filme ou uma série, e ter logo o conteúdo disponível através da Internet.

Dito tudo isto, antes de mais nada, é preciso perceber que existem três versões diferentes de IPTV:

  • VOD (Video on Demand)
  • Time-Shifted Media
  • LIVE IPTV

Video on Demand (VOD)

  • Esta é uma das formas mais populares de IPTV. Afinal de contas, o utilizador tem a flexibilidade de escolher o programa que quer ver, quando quiser e como quiser. É aqui que encontramos o Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, etc…

Time-Shifted Media

  • Este formato é um pouco mais particular, visto que permite ao utilizador fazer stream de programas de um modo ‘atrasado’. Ou seja, estamos basicamente a falar daquilo que a Meo e NOS oferece, de disponibilizar os programas que deram nos últimos 7 dias, bastando andar para trás na programação.

Live IPTV

  • Esta forma de ver TV é em tudo igual à TV convencional. A unida diferença, é que o sinal vem pela Internet em vez de por cabo, antena ou satélite. Consiste em basicamente ligar a TV e ver o que está a dar.

Quais são as vantagens do IPTV?

O IPTV é muito conveniente, sendo extremamente fácil de configurar e utilizar no dia a dia. Além disso, dá todo o controlo ao utilizador, visto que este pode ver o que quiser, quando quiser, como quiser, seja na TV, no PC, smartphone ou tablet. Além disso, pode pausar, ou andar para a frente ou para trás na timeline.

O Futuro do IPTV

Tendo em conta a popularidade da plataforma, especialmente na parte VOD, o futuro é realmente brilhante para a tecnologia. Até porque, em boa verdade, os utilizadores vão olhar cada vez mais para o streaming.

Aliás, até as grandes empresas do mundo do conteúdo cinematográfico começam a olhar com muita gula para este mundo, como é o caso da Disney, que está a já começou a lançar muitos dos seus projetos feitos para o cinema, apenas e só para a sua plataforma de streaming.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.



mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também

1 Comment