IPTV: TV de borla? Como funciona? Não é legal?

IPTV: TV de borla? Como funciona? Só preciso de Internet? É ilegal? – De certeza que já ouviu alguém todo contente, seja amigo ou familiar, a dizer que tem televisão em casa com todos os canais, sem pagar, ou a pagar um preço muito mais baixo em relação aquilo que as operadoras cobram. (Especialmente quando metemos os canais Premium ao barulho.)

Pois bem, IPTV é no fundo uma sigla que faz referência ao ‘Television by Internet Protocol‘, ou seja, é um protocolo de TV pela Internet. O que consiste na distribuição de sinais de televisão através de conexões de banda larga (através do protocolo IP).

O que é a IPTV?

IPTV

Como explicámos em cima, é o protocolo de televisão pela Internet! Contudo, é um termo bastante abrangente que no fundo descreve qualquer sinal televisivo transmitido pela web. Incluindo meio menos tradicionais… E outros menos tradicionais.

Portanto, existem várias formas diferentes de IPTV, como os serviços de subscrição, aplicações de redes de TV, canais Online, etc… Assim, como o IPTV é uma maneira bastante moderna de assistir televisão, é possível encontrar vantagens e desvantagens na tecnologia.

- Advertisement -
Vantagens do IPTV

A grande vantagem do IPTV é mesmo a escolha que tem a qualquer momento. Seja um filme, série ou até conteúdo musical, está tudo à distância de alguns cliques ou alguma pesquisa.

Ou seja, nos serviços IPTV é possível encontrar canais de TV tradicionais, bem como outros que nunca irá encontrar num serviço de subscrição como é a MEO ou a NOS. Além disto, pode controlar quase tudo acerca do serviço, incluindo o bloqueio de canais mais maduros para os seus filhos.

A qualidade de imagem é brutal!

Como existe largura de banda reservada apenas e só para a finalidade que é ver televisão. Vai ter acesso a uma resolução e qualidade de imagem impressionante. O que vai muito além daquilo que consegue ter via satélite ou cabo.

Desvantagens do IPTV

Como é óbvio, nem tudo pode ser bom numa tecnologia. Por isso, no IPTV vai precisar de uma ligação à Internet que tem obviamente de ser paga. Além disso, não pode ser uma ligação qualquer, é preciso ter um bom serviço de Internet, caso contrário a sua experiência de visualização irá deixar um pouco a desejar.

Pirataria

Os serviços de IPTV existem há muitos anos, mas com o avançar da tecnologia, e aumento da velocidade e qualidade da Internet… Veio a pirataria! Que se baseia na distribuição ilegal do sinal de canais de TV pagos através da web, para aplicações ou dispositivos capazes de reproduzir o sinal.

Ou seja, como já deve ter percebido, o IPTV serve tanto para a distribuição de sinais de canais abertos, como pagos.

Portanto, o problema recaí na partilha de listas de canais pagos em grupos e fóruns na Internet. O que por sua vez, é considerado pirataria de conteúdo audiovisual pelas emissoras e operadoras. (Que detêm os direitos dos produtos)

Desta maneira, tendo em conta esta partilha, surgiram no mercado aparelhos (boxes) alternativos que já trazem as relações de canais de TV pré-configuradas. Assim, o utilizador apenas precisa de ligar a ‘box’ à TV, sem ter que pagar mais nada por uma assinatura. (Vai ter de continuar a pagar a ligação à Internet)

Em suma, no mundo da pirataria IPTV, as listas de canais contornam as proteções de direitos de autor e são assim distribuídas gratuitamente a partir de serviços que infringem várias leis. Neste caso, o utilizador não paga mensalidade para ter acesso aos canais pagos. O que poderá dar origem a vários problemas no futuro.

Este artigo serviu como uma pequena introdução ao tema. Nos próximos dias iremos aprofundar mais um pouco, falando de coisinhas interessantes como XCodes, AceStream e Kodi.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Mais informação sobre iPTV? Leia também:

IPTV: O que é? Como funciona? Como posso usar legalmente? (Parte 2)

(Especial) IPTV: Ver TV pela internet é legal ou não?

IPTV grátis? Saiba como ter acesso a centenas de canais… De borla!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.