Hoje em dia já não é bem assim, mas houve uma altura no mundo dos smartphones Android em que para seres alguém a sério, tinhas de ter um modelo Pro. Até podia ser o smartphone mais fraco possível, mas se tinha Pro no nome, era incrível.
Pois bem, a Qualcomm parece estar pronta a copiar essa página do livro de estratégia de marketing, que no fundo também pertence à Apple.
Ou seja, segundo novos rumores vindos da China, o futuro Snapdragon 8 Elite Gen 6 poderá ser lançado em duas versões, sendo que apenas a mais poderosa (“Pro”) com acesso às tecnologias mais avançadas, como LPDDR6 bem como uma GPU integrada mais poderosa.
Qualcomm entra na era “Pro”!
Tal como a Apple fez com o A17 Pro no iPhone 15, a Qualcomm quer diferenciar a sua linha de topo.
O novo chip vai ser produzido pela TSMC no processo 2nm N2P, mais eficiente do que o N2 original. A marca prepara-se também para estrear uma nova arquitetura Oryon de terceira geração, com um design de CPU 2 + 3 + 3, em vez do tradicional 2 + 6 usado nas gerações anteriores.
Essa nova configuração deverá incluir três núcleos de baixo consumo, para melhorar a eficiência energética sem sacrificar o desempenho.
As diferenças entre o Snapdragon 8 Elite Gen 6 e o Gen 6 Pro? Quais são?
A principal diferença está na memória e no poder gráfico, como dissemos em cima.
O modelo base deve ficar limitado a memória LPDDR5X e a uma GPU com frequências mais baixas, enquanto o Pro terá LPDDR6 (a nova geração de memória móvel ultrarrápida) e uma GPU mais potente, capaz de atingir níveis de performance inéditos num smartphone Android.
Ainda é cedo para números concretos, mas as primeiras informações apontam para uma melhoria significativa em desempenho gráfico e eficiência térmica.
Uma resposta direta à Apple?
Se os rumores se confirmarem, a Qualcomm vai adotar exatamente a mesma estratégia da Apple. Chips diferenciados dentro da mesma família, criando uma separação entre smartphones “premium” e “ultra-premium”.
Isto pode significar que só os modelos mais caros da série Galaxy S27 (ou equivalentes) terão acesso à versão Pro do Snapdragon 8 Elite Gen 6.
O que esperar?
O novo chip deverá entrar em produção em massa em 2026, e tudo indica que a Qualcomm quer recuperar terreno face à Apple e à MediaTek, que também planeiam chips baseados no mesmo processo de 2nm da TSMC.
Por agora, é apenas rumor, mas se a Qualcomm realmente dividir a sua linha “Elite” em duas, o mundo Android pode entrar numa nova fase de fragmentação de desempenho, onde nem todos os flagships tocam o mesmo topo.
Mas isso não é grave!
O nível de performance há muito que deixou de ser um problema. Por isso, ter (quase) o mesmo desempenho a um preço mais baixo, pode ser muito interessante e importante daqui para a frente.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



