Inicio TikTok... O super espião chinês? Temos novas provas!

TikTok… O super espião chinês? Temos novas provas!

A empresa responsável pela popular aplicação TikTok coleccionou identificação de dispositivos por mais de um ano, violando por completo as políticas do Sistema Operativo Android.

O aplicativo Android TikTok coletou MAC addresses de usuários por 18 meses. Em síntese, uma clara violação das regras da plataforma, conforme descoberto por uma investigação do Wall Street Journal na terça-feira. Os endereços teriam servido como um identificador único para o dispositivo de cada usuário, tornando-os valiosos para publicidade e formas potencialmente mais invasivas de monitorização.

Caso não saiba, em 2015, a App Store do iOS bem como a Google Play Store baniram a colheita de MAC addresses por uma questão de política de segurança. Todavia o TikTok ainda foi capaz de obter o identificador por meio de uma brecha. Ao fim ao cabo, um estudo citado pelo Wall Street Journal descobriu que quase 350 aplicativos na Google Play Store aproveitaram uma lacuna semelhante. Para quê? Para fins de segmentação de anúncios.


Lê como nem o LoL, Valorant e PUBG se safam do Trump.


TikTok MAC address

Entretanto, parece que o TikTok interrompeu a prática em Novembro do ano passado, uma mudança na política que o Wall Street Journal atribui ao aumento da pressão política vinda de Washington.

Curiosamente, esta revelação chega num momento delicado para a app, que enfrenta questões difíceis da Casa Branca sobre o nível de acesso que a empresa-mãe chinesa tem dos dados de utilizadores dos Estados Unidos. Afinal, na semana passada, a Casa Branca emitiu uma ordem executiva para cortar todas as transacções dos EUA com a empresa, a partir do dia 20 de Setembro, se não for capaz de concluir a venda de suas operações nos EUA até aquele momento. Assim a empresa está atualmente em negociações com a Microsoft, contudo não é ainda claro até onde o negócio irá prosseguir.

As descobertas do Wall Street Journal vão contra o melhor argumento da defesa do TikTok, de que o sistema não colecciona mais dados do que uma aplicação móvel padrão. Dito isto, embora mais frequentemente usado para rastreamento de anúncios, a coleta de MAC addresses está entre as formas mais invasivas da prática.

Quando confrontados, o TikTok enfatizou que havia descontinuado a prática. “Atualizamos constantemente nosso aplicativo para acompanhar os desafios de segurança em evolução, e a versão atual do TikTok não coleta MAC adresses”, disse um representante. “Sempre incentivamos nossos utilizadores a utilizar a versão mais recente do TikTok.”


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Diogo Isidorohttps://www.leak.pt/author/diogo/
O típico miúdo que saia da escola e jogava Counter Strike até os olhos não aguentarem mais. Agora com mais uns aninhos e com uma paixão enorme por hardware informático, jogos em geral e automóveis.

Leia também

Google anuncia um novo Chromecast com Google TV

Hoje é o primeiro dia de Outubro. Um mês que deve trazer muitas novidades em termos tecnológicos, com um dos grandes destaques a ir...

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade no Android!

O Google Fotos é uma aplicação imprescindível em qualquer smartphone. É que graças a ela nunca perdemos qualquer fotografia ou vídeo. Fica tudo armazenado...

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...