Tesla: esta é a duração da bateria de 13 mil Euros!

Uma das questões que mais preocupa quem está a pensar adquirir um veículo elétrico é sobretudo a possibilidade de substituição da bateria. Especialmente no caso de quem compras um Tesla. É que na prática estamos a falar de um custo de 13 mil Euros! Mas afinal será que precisamos de trocar de bateria com alguma frequência? De facto, uma das perguntas mais colocadas está relacionada com a duração da bateria de um Tesla. É exatamente a isso que vamos responder.

Tesla: esta é a duração da bateria de 13 mil Euros!

Duração total da bateria antes da substituição

A questão da duração pode ser vista de duas formas. A duração da bateria desde o início ao fim de vida e a duração de bateria com uma única carga. Vamos começar por olhar para a primeira questão. A seguir passamos para a outra.

Model S Plaid, Tesla aumentou

Logo à partida a Tesla afirma que as suas baterias podem ter uma autonomia entre os 482 mil quilómetros e os 643 mil. Depois disto têm de ser substituídas. No entanto a realidade pode até ser melhor do que esta. Uma investigação feita pela empresa NimbleFins que analisou 557 veículos Tesla conduzidos pela empresa mostrou uma capacidade média de 90% da bateria mesmo depois de 241 mil quilómetros no contador.

tesla, carro elétrico

Muitas pessoas que necessitam de percorrer distâncias um pouco maiores fazem perto de 60kms por dia e 439 por semana. A este ritmo significa que a bateria poderia durar entre os 21 e os 35 anos. Só nessa altura seria necessária uma substituição.  Os hábitos de condução obviamente variam de pessoa para pessoa e têm influência. Por isso isto é apenas uma estimativa. De qualquer modo será sempre bastante tempo.

Mas isto não quer dizer que as baterias durem para sempre. De facto, podem vir com defeito e terem algum problema. Por esse motivo necessitam de ser substituídas. Ainda assim a correr bem, nunca terá de a mudar.

Duração com uma única carga

A autonomia de um carro, ou até onde se pode ir com uma única carga, é a maior preocupação do dia-a-dia entre os condutores da Tesla e varia de acordo com o modelo. Em geral consegue, pelo menos, 482 kms. Isto com uma única carga.

um Tesla

Os preços

Uma coisa que eu quero referir é que de uma forma geral as pessoas não vão ter de andar a substituir a bateria. Ou caso isso aconteça não terão logo de pagar. Muitos fabricantes dão garantia entre 8 a 10 anos. Para além disso a falha completa é muito rara e quase sempre coberta pelo fabricante.

Para além disso a Tesla até chega a cobrir o custo de substituição da bateria se a capacidade de carga cair abaixo dos 70% durante o período de garantia – algo que também é muito raro. As baterias dos veículos elétricas tendem a reter a maior parte da sua capacidade de carga.

custa bateria Tesla

Na verdade, a Tesla afirma que os seus automóveis podem reter 90% da sua capacidade de carga, mesmo depois de 320 mil Kms.

Entretanto mais uma vez lembro que se a bateria falhar, perder carga ou sofrer danos cobertos durante o período de garantia, não terá de pagar a reparação. Mas é quando uma bateria é danificada de uma forma não coberta pela garantia que as coisas ficam aterradoras. O custo médio de substituição da bateria oscila entre os 10 mil e os 20 mil Euros dependendo do problema.

Esse custo inclui não só a bateria, mas peças e mão-de-obra. Uma fatura da Tesla partilhada pelo site Current Auto mostra uma substituição completa da bateria num Tesla Model 3. Na prática custou mais de 16.000 Euros. Desses 2200 foi para a mão-de-obra e 14 mil para as peças.

Fonte: https://www.currentautomotive.com/

A garantia da Tesla foi concebida para cobrir coisas como defeitos de fabrico que causam falhas na bateria ou diminuição drástica do desempenho. A garantia da empresa também cobre danos causados pelo fogo, mesmo que um incêndio na bateria seja causado por fatores externos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como Implementar o Google Tradutor Sites no seu Website

A globalização digital tornou-se numa realidade incontornável, e a capacidade de comunicar em múltiplas línguas é agora essencial para qualquer presença online. O Google...

Portagens: O seu carro paga mais? Em Portugal não faz sentido!

Como deve saber, a passagem numa portagem implica quase sempre um pagamento, tendo como base os quilómetros percorridos, ao mesmo tempo que também se...

iPhone Low-Cost é uma pedra no sapato do Galaxy S25!

Como já deve ter percebido pelo número de notícias à volta deste assunto, a Apple está mesmo a ultimar os detalhes relativamente ao seu...

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados