Tempestade em Marte já atingiu todo o planeta

A enorme tempestade de poeira em Marte que apanhou o rover Curiosity da NASA já “visitou” todo o planeta. Num novo relatório, a NASA explica que a tempestade em Marte já se alargou a todo o planeta, produzindo uma neblina na atmosfera que torna quase impenetrável a luz solar e oferece aos cientistas uma grande oportunidade de estudarem como funciona o clima em Marte.

Tempestade em Marte
Foto: NASA / JPL-Caltech / MSSS / Seán Doran

Tempestade em Marte: Qual será o estado do Rover Opportunity?

O Rover Opportunity, que é alimentado por painéis solares e uma bateria recarregável, está num modo especial de stand by que consome muito pouca energia, desde que a tempestade em Marte bloqueou a luz solar. Já o outro rover da NASA, o Curiosity, está a funcionar bem, e a explicação é simples. É que ao contrário do Opportunity, o Curiosity é movido a energia nuclear e não necessita de luz solar para funcionar.

Esta não é a primeira grande tempestade de areia a ser observada em Marte. Um evento semelhante ocorreu em 2007, levando a escuridão a quase todo o planeta. No entanto, esta é a primeira vez que o Curiosity esteve em Marte para observar de perto esta tempestade. Graças a este facto, os cientistas estão a reunir o máximo de informações possíveis para ajudar nas previsões futuras.

A intensidade da tempestade – ao nível de poeira e detritos no ar – é uniforme em todo o planeta. Isto apesar de algumas áreas estarem mais escuras do que outras. Como a NASA afirmou anteriormente, o que está por cima do do Opportunity é essencialmente noite. Já o Curiosity ainda tem um pouco de luz para navegar e registar o que se passa ao seu redor.

As tempestades de poeira em Marte têm sido difíceis de prever, tanto ao nível do desenvolvimento, quanto ao nível da duração. Algumas tempestades desaparecem rapidamente enquanto outras se arrastam por meses. Neste campo, os investigadores têm esperança de que os novos dados recolhidos permitem obter novas informações. Ainda assim, a NASA não sabe quanto é que esta tempestade vai acabar, ou pelo menos, acalmar.

Agora o que importa saber é o estado em que o Opportunity estará quando finalmente acordar e se os céus acima de Curiosity eventualmente alcançarão os mesmos níveis de escuridão que o outro robô obteve.

Leia também:

NASA encontrou moléculas orgânicas em Marte!

NASA quer colocar abelhas robô em Marte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário