Tem um Chromebook? Há uma novidade que se está a destacar!

Os portáteis Chromebook, são máquinas que em vez do SO Windows da Microsoft, são baseadas no Chrome OS da Google. Um Sistema Operativo especializado, que aposta tudo o que tem para ser rápido, eficiente. E claro, pouco exigente nos recursos computacionais que precisa para funcionar.

Dito tudo isto, existe uma novidade bastante interessante na nova atualização (versão 88) para estes meninos!



Tem um Chromebook? Há uma novidade que se está a destacar!

Portanto, o Google finalmente trouxe a autenticação sem senha (Web Authentication) para o Chrome OS. O que permite aos utilizadores fazer login em sites com o PIN ou impressão digital utilizada para desbloquear com o próprio Chromebook.

Ou seja, o WebAuthn substitui as complicadas e fáceis de esquecer passwords… Com os dados de autenticação do próprio portátil. O que claro está, é o que já fazemos nos nossos smartphones em várias aplicações, com a impressão digital ou reconhecimento facial.

Assim, em vez de usarmos as nossas senhas nestes sites, poderemos usar um pin ou apenas a nossa impressão digital. Entretanto, já temos alguns sites com suporte à funcionalidade! Para já temos a suite Google, Dropbox, Github, Okta, Twitter e serviços da Microsoft.

Entretanto, a Google decidiu lançar também uma funcionalidade em que possibilita a personalização do ecrã de bloqueio com imagens da galeria, ou Google Fotos.

Em suma, o WebAuthn em dispositivos Chrome OS é certamente uma novidade que irá trazer alguma qualidade de vida a todos os utilizadores. Especialmente agora que temos outra vez muito boa gente a ter de trabalhar (ou ter aulas) a partir de casa, e a compra de um ChromeBook foi a solução possível para o orçamento disponível.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados