Como saber se o seu telemóvel precisa de uma bateria nova

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema é que nem sempre sabemos qual a razão. A verdade é que muitas vezes várias situações devem-se essencialmente ao estado da bateria. No entanto, nem sempre é fácil descobrir isto. Mesmo os telemóveis mais conceituados, com uma duração de bateria fantástica, acabam por ter o mesmo destino. Para que não tenha dúvidas, vamos dizer-lhe como saber se o seu telemóvel precisa de uma bateria nova.

Como saber se o seu telemóvel precisa de uma bateria nova

Acompanhar o estado da bateria

Examinar o estado da capacidade máxima permite-lhe avaliar se precisa de uma bateria nova. Os telemóveis Samsung e os iPhones têm aplicações incorporadas que partilham esta informação. Se a capacidade máxima for inferior a 80%, é um sinal claro de que o telemóvel precisa de uma bateria nova.

Para garantir que a saúde da sua bateria está em boas condições, recomendamos que examine os dados rotineiramente, especialmente se suspeitar que o seu telemóvel sofre de um defeito de fabrico e está na garantia. Mesmo que se sinta tentado a substituir a bateria, pode anular o estado da garantia abrindo o dispositivo por si próprio ou através de um serviço técnico de terceiros. No entanto, é provável que a bateria do seu dispositivo tenha sofrido devido à idade e, nesse caso, poderá já não estar ao abrigo da garantia.

Carregamento lento

Pode haver várias razões para o seu dispositivo ter um carregamento lento ou não carregar de todo. Por um lado, o fabricante pode ter intencionalmente permitido um carregamento lento uma vez que significa menos calor, o que contribui para a degradação da bateria. Por outro lado, quando se espera que o dispositivo carregue ao mesmo ritmo que sempre carrega, pode haver um problema com a bateria ou com o próprio carregador. Limpe a porta de carregamento e mude o cabo para ver se isso resolve o problema. Caso contrário, é provável que esteja a ter problemas com a bateria.

carregar mais rapidamente os smartphones Samsung, carregar um smartphone Galaxy, explodir o telemóvel, gastar bateria do smartphone, android bateria gasta rapidamente

Desligar inesperadamente ou não ligar

Se o seu telemóvel se desliga inesperadamente e não se liga, mesmo que mostre que a bateria está cheia, isso pode dever-se a uma bateria com defeito. Uma bateria avariada pode não ser capaz de fornecer energia ao telemóvel, o que faz com que este se desligue subitamente. Ou, se o telemóvel tiver problemas de esgotamento da bateria, poderá adotar estes comportamentos diferentes.

Outra possibilidade é que uma má atualização de software tenha causado o mau funcionamento do telefone. Por isso, tente reinstalar a atualização ou repor as definições de fábrica do seu dispositivo, se necessário. Se isso não fizer diferença, então a bateria ou o próprio hardware podem ser os culpados, e substituir a bateria é uma opção mais barata do que a última.

Problemas de sobreaquecimento

O sobreaquecimento de um telemóvel pode causar vários problemas. Por um lado, é um sinal de que a reação eletroquímica do que está a alimentar o seu dispositivo pode estar a falhar e, se não estiver, irá falhar. O calor acelera a reação química na qual os iões de lítio viajam para trás e para a frente entre o ânodo e o cátodo, dependendo do ciclo. Quanto mais ciclos, mais difícil se torna para a bateria, levando à degradação do material.

bateria, iphone

Se as condições de temperatura forem demasiado extremas, o eletrólito pode decompor-se, causando subprodutos indesejados e abrandando os iões de lítio no seu percurso. Essencialmente, isto contribui para uma menor eficiência da bateria.

Inchaço da bateria

A fuga de líquido da bateria pode causar danos corrosivos nos componentes internos do telemóvel. Um subproduto de uma fuga de bateria é o facto de o ecrã do telefone ficar partido e deixar de funcionar. A corrosão também pode causar perda de dados no telemóvel, uma vez que pode entrar em contacto com a área de armazenamento.

Por isso, se suspeitar que a bateria do seu telemóvel tem uma fuga, proceda com cuidado e não tente substituir a bateria ou diagnosticar o problema sozinho.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados