Chuva e trovoada: é isto que vai chover ao certo na sua zona!

É um erro que a maioria das pessoas faz e nem sequer dá conta. Quando vê a informação do tempo no seu telemóvel e sobretudo algo que diz respeito à chuva olhamos para ela de uma forma que na realidade não está correta. De certeza que já reparou que quando vai chover, temos na app de meteorologia uma percentagem normalmente associada ao símbolo da chuva. A forma como lê esta informação no caso de estarem lá 30%, é que há 30 por cento de hipótese de chover. Mas será mesmo isso? Afinal o que significa a percentagem de chuva e por vezes trovoada nas apps do tempo?

Chuva e trovoada: é isto que vai chover ao certo na sua zona!

Quando os apresentadores da meteorologia dizem “há 30 por cento de hipóteses de chover”, a maioria de nós pensa que isso significa que é 30 por cento provável que chova.

A verdade é que a “probabilidade de chuva” refere-se aos resultados de um cálculo. Dito isto tem em conta tanto a probabilidade de chover como a extensão da chuva.

probabilidade de chuva

O resultado deste cálculo, conhecido como “probabilidade de precipitação” ou “PoP” é apresentado pelos meteorologistas como uma percentagem. No entanto o seu significado é regularmente mal interpretado.

Quando os apresentadores da meteorologia dizem “há 30 por cento de hipóteses de chover”, muitos de nós pensam que isso significa que é 30 por cento provável que chova – mas nem sempre é esse o caso. O mesmo nas apps.

De facto, voltando aos 30% a verdade é que isso pode significar que há 100% de hipóteses de chover e que vai chover em 30% na sua área.

A PoP é calculada através da multiplicação de dois valores – expressos como “C” (que representa a “confiança” do meteorologista de que irá chover) e “A” (a “quantidade” de uma área que irá receber esta chuva).

Tanto A como C são expressos como percentagens, mas em pontos decimais (por exemplo, 0,2 para 20%, 0,5 para 50% e 1 para 100%).

Imaginemos que um meteorologista está a calcular um PPO para poder transmitir uma atualização meteorológica televisiva sobre a chuva numa determinada região.

Pode-se escrever como a seguinte equação: PoP = C x A

O meteorologista pode estar 100 por cento confiante (C) de que 30 por cento de uma determinada área (A) irá receber chuva.

Para apresentar isto sob a forma de um valor único e digerível, calculariam um PoP convertendo as suas percentagens em pontos decimais (1,0 para C e 0,3 para A) antes de as multiplicarem.

Ao fazê-lo, obteriam um PoP de 0,3, ou seja, 30 por cento, e, por conseguinte, proclamariam que “há 30 por cento de hipóteses de chover”.

O problema é que um PoP de 30 por cento também pode ter valores diferentes para a confiança (C) e a área (A).

Por exemplo, um meteorologista pode estar 50 por cento confiante de que 60 por cento de uma área irá chover, o que seria 0,5 x 0,6 – dando também um PoP de 0,3 ou 30 por cento.

Seja como for o objetivo disto é fornecer um valor único que tenha em conta dois fatores – a probabilidade de chuva e a sua amplitude.

Resumindo, dependendo da app a percentagem de chuva pode não significar as hipóteses de chuva, mas sim a quantidade de chuva que vai cair.

Sabia disto no que diz respeito à chuva e trovoada?

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados