Telemóveis com 16Gb? Porque razão a RAM ocupa tanto espaço no PC?

Enquanto escrevo no meu portátil com ‘apenas’ 8GB de memória RAM, vejo cada vez mais telemóveis com 10, 12 ou até 16GB de memória RAM. Aliás, para ser ainda mais chocante, o Galaxy S20 Ultra já tem a mesma exata quantidade de memória RAM da minha torre com um AMD Ryzen 9 3900X, Radeon RX 5700XT e 16Gb de memória RAM DDR4-3600MHz da G.Skill.

Então… Tendo tudo isto em conta, porque razão um módulo de memória RAM para PC tem basicamente o mesmo tamanho de um Galaxy S20?



Telemóveis com 16Gb de RAM? Então, porque razão ocupa tanto espaço no PC?

Portanto, a resposta para esta pergunta é verdadeiramente muito simples… Não é necessário ocupar tanto espaço!  Mas vamos por partes para explicar bem a coisa! Está a ver a imagem em cima? Vê os quadrados pretos? Cada quadrado represente um chip de memória RAM, em que cada um pode ter 1, 2, 4 ou 8GB de memória, dependendo do modelo em questão. Pois bem, num smartphone não precisa de toda a placa, apenas dos chips de memória propriamente ditos. Aliás, nem precisa de tantos chips, as fabricantes podem simplesmente meter um único chip com toda a memória necessária.

Ok, mas porquê tanto espaço nos PCs? Também é uma resposta fácil, no PC pode simplesmente retirar um módulo de memória RAM e meter outro com uma capacidade maior. Ou se algo avariar, pode fazer exatamente o mesmo e trocar. Ou seja, a memória RAM ocupa tanto espaço no mundo dos PCs, porque é um sistema modular onde o utilizador pode substituir quase todos os componentes que dão vida à máquina.

Entretanto, no mundo dos smartphones, e na verdade no mundo dos portáteis com memória soldada, isso já não pode acontecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também