A RAM dos smartphones é tão rápida quanto a memória de um PC?

A maioria dos smartphones atualmente no mercado utiliza memória LPDDR4 ou LPDDR4X, na verdade, alguns topos de gama como o Galaxy S20 até já usam a mais recente LPDDR5. No entanto, enquanto muitos utilizadores pensavam que a memória LPDDR4 era apenas uma versão ‘Low Power’ da RAM DDR4 que podemos encontrar nos nossos computadores. Pois… A verdade é que as coisas não são assim tão simples.



A RAM dos smartphones é tão rápida quanto a memória de um PC?

ram dos smartphones

Portanto, a memória LPDDR4 ou LPDDR4X é realmente super rápida, afinal de contas, a versão ‘X’ até é mais rápida que a versão desktop da memória LPDDR4. Contudo, é uma memória limitada pelo bus que faz a ligação ao CPU (32 ou 64 bits, via sistema POP), ou seja, na verdade… Tudo fica a depender da arquitetura do SOC do smartphone.

Mas vamos a números para simplificar a coisa! Por exemplo, o SoC Apple A12 do iPhone XS utiliza memória LPDDR4X alimentado por um bus de 64-bit, o que segundo a fabricante, dá acesso a uma largura de banda de 34.1 GB/s. Entretanto, no iPad Pro que já é baseado no chip A12X, a Apple utiliza dois canais de 64-bits para comunicar com a memória LPDDR4X, por isso, a velocidade já não é a mesma, apesar da memória ser exatamente igual.

Como comparação, um PC de 2013 com 4 módulos de memória DDR3 1600MHz chega aos 52.2 GB/s sem grandes problemas. Isto enquanto na mesma situação, a mais recente memória DDR4 3200 chega facilmente aos 102.4 GB/s.

Muito resumidamente, a memória LPDDR foi desenhada para permitir o uso de ligações mais eficientes em comparação à RAM DDR4! Que por sua vez foi pensada para os canais de comunicação do PC. Além disto, a memória LPDDR4X também funciona a uma extremamente pequena voltagem de 0.6V.

Ou seja, muito resumidamente, alguns smartphones em 2020 estão a utilizar memória mais rápidas que o standard atual dos PCs Desktop (DDR4). No entanto, esta memória ainda não chega à mesma velocidade dos velhinhos módulos RAM, devido ao facto do PC ter mais canais de comunicação e não ter de limitar a voltagem dos chips. Isto já para não falar da dissipação de calor, que num smartphone é uma missão bastante complicada.


A RAM dos smartphones é tão rápida quanto a memória de um PC? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também