Tecnologia: Os preços vão voltar a aumentar em 2021 e 2022

A pandemia global provocada pelo COVID-19 causou (e continua a causar) um grande stress no mundo da produção de semicondutores. Isto não é, de todo, uma grande novidade para ninguém. Mas os problemas não estão apenas na produção de chips ‘per se’, está também na escassez e preços de vários materiais essenciais para a própria produção dos chips, bem como de outros componentes essenciais.

Afinal de contas, o preço de vários minerais raros está a aumentar de forma muito significativa. O que uma vez mais, vai influenciar o preço da tecnologia nos próximos meses, ou quem sabe, anos.

Tecnologia: Os preços vão voltar a aumentar em 2021 e 2022

os preços

Portanto, depois da falta de stock e aumento de preço de vários produtos tecnológicos, eis que temos uma nova dificuldade a dizer “olá” neste fim de ano pandémico. Estamos a falar de minerais raros como o praseodímio e o neodímio, que nos últimos meses, já aumentaram 74% (relativamente ao mesmo período do ano passado), uma tendência de subida que tem tudo para continuar.

Entretanto, estes são apenas alguns dos materiais essenciais para a produção de semicondutores e outros componentes eletrónicos que subiram de preço em mais de 50% nos últimos meses. É que além disto, temos também o lítio, um constituinte crítico na produção de baterias, que está agora 150% mais caro relativamente ao ano passado.

Além disto, o bronze também está 37% mais caro, enquanto o estanho está 82% mais caro. O que por sua vez vai aumentar significativamente o custo de produção de qualquer placa de circuitos.

Como se tudo isto não fosse suficiente, 55% do mercado global destes materiais está em mãos Chinesas, com 85% do processo de refinação também na China. O que claro está, fez com que o Governo Chinês mudasse um pouco a forma como a exportação acontece, o que por sua vez, resultou em novos aumentos de preços.

Entretanto, temos muita negociação a ser feita, um pouco por todo o mundo, para tentar baixar, ou pelo menos manter os preços estáveis. Mas uma coisa é certa, nos próximos tempos, as coisas vão aumentar de preço! E muito provavelmente, quem vai ter de arcar com os custos, somos nós, os consumidores.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava a planear fazer alguma compra “grande”? Talvez seja boa ideia antecipar os planos!

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Half-Life 3? Ahahah! O meme é para continuar!

Quando Half-Life: Alyx foi anunciado e posteriormente lançado, muitos pensaram que a Valve se tinha voltado a concentrar na velha saga de jogos, e...

Sony prepara comando PlayStation para smartphones!

Foi descoberta uma nova patente da Sony Interactive Entertainment e revela o que parece ser um novo comando DualShock 4 para a PlayStation destinado...

Xiaomi Mi 12 e Xiaomi 12X estão a chegar: eis as especificações!

A Xiaomi tem novidades para apresentar no dia 12 de Dezembro. Entretanto os lançamentos, propriamente ditos, podem ocorrer a 16 ou 28 de Dezembro....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!