Teclados mecânicos: O que é isto? Qual é o mais indicado para si?

Teclados mecânicos: Há alguns dias, recebi um e-mail de um leitor a pedir ajuda na compra de um teclado mecânico, dizendo que tinha 150€ para gastar e que queria o melhor que este dinheiro lhe poderia dar neste reino. Contudo, dizer isto e esperar uma sugestão é algo que simplesmente não faz sentido, tal é a enormidade de soluções existentes neste mercado. São as muitas marcas, os muitos formatos, a iluminação, os switches mecânicos, as funcionalidades extra.

Em suma, não é mesmo nada fácil sugerir um teclado, especialmente quando a pessoa quer um teclado mecânico pela primeira vez.

Por isso, antes de mais nada, é preciso perceber o que é afinal um teclado mecânico!

K70



Curiosamente, apesar de hoje em dia o teclado mecânico ser um produto ‘premium’, a verdade é que antigamente era o único tipo de teclado que poderia encontrar no mercado. Ou seja, os teclados de membrana que provavelmente encontra em sua casa, na sua escola, trabalho ou faculdade, são no fundo um fruto da evolução do mercado, de forma a tornar o teclado algo super barato e fácil de produzir.

Contudo, como a qualidade de escrita, performance em jogo, etc… É muito superior nos teclados mecânicos, estes produtos voltaram à fama nos últimos 10 anos. Sendo cada vez mais um produto desejado pelo mais comum dos mortais.

Muito resumidamente, é um teclado construído com grandes standards de qualidade, utilizando switches que utilizam mecanismos físicos para conseguir vários tipos de atuação, feedback e ‘clickyness’. No entanto, depois do sucesso do Model M nos anos 80, o mercado foi inundado por teclados de membrana, devido ao seu baixo custo de produção.

Em suma, um teclado mecânico levanta a fasquia da performance a todos os níveis… Mas a mais importante é seguramente o ‘feel’ no uso do dia a dia.

Está no mercado à procura de um novo teclado mecânico, mas não faz ideia por onde começar?

Todos nós temos de começar por algum lado. No entanto, a verdade é que pode ser bastante complicado para um iniciante perceber tudo acerca deste mercado logo no início. Por isso, vamos ignorar as muitas marcas e variações de switches do mercado, focando-nos apenas nos três principais tipos de switches mecânicos que irá encontrar.

Afinal de contas, só no lado dos switches, temos uma variedade gigantesca, que podemos dividir em Linear, Clicky e Tactile. Vamos passar a explicar:

  • Clicky – Tal como o nome indica, é um switch que oferece um feedback audível em cada atuação. Consegue imaginar o som de uma máquina de escrever? É mais ou menos isso. Um switch amado por muitos e odiado por muitos outros que simplesmente não conseguem aguentar o som. É switch indicado para quem gosta de escrever e adora ouvir cada tecla de forma independente.
  • Tactile – Um switch muito silencioso capaz de oferecer uma resistência antes da atuação para dar uma espécie de feedback. É um switch muito versátil, que tanto dá para escrever como para jogar.
  • Linear – Aqui temos um switch pensado apenas para ser ágil e silencioso. A ideia é que a tecla seja pressionada o mais depressa possível sem ‘mariquices’ de feedbacks ou barulhos clicky. É a escolha para os gamers devido à sua velocidade e leveza.

Preferência Pessoal

A grande vantagem de um teclado mecânico, é o facto de conseguir conjugar aquilo que realmente gosta num único produto. Dito isto, lá por dizermos que um teclado clicky é melhor para escrever, isto não tem de ser obrigatoriamente o seu caso. Por isso, aconselhamos sempre que vá a uma loja ou encomende um ‘Switch Tester’ que são normalmente super baratos.

O que é um Switch Tester? Estamos a falar de algo que é basicamente um mini teclado com vários tipos de switches para poder perceber qual é o melhor para o seu caso. Veja em baixo:

key tester


Teclados mecânicos: Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, entre na nossa comunidade de Hardware no Facebook aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office 2021 vai ser lançado ao mesmo tempo que o Windows 11!

A Microsoft está a fazer um sucesso completamente absurdo com o seu Microsoft 365 e Office 365, dois serviços de subscrição que poderão muito...

O IKEA vai (finalmente) começar a vender mobília ASUS ROG

Há cerca de um ano, o IKEA e a ASUS juntara-se numa parceria muito interessante, que deveria dar origem a uma extensa gama de...

Cabos caros? Para quê? Bem… A ASUS tem agora um cabo ROG!

Existe todo um submundo focado nos cabos caros, que claro está, de forma a justificar o seu preço, prometem uma performance superior aos "cabos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!