Costuma andar de avião? Um novo robô irá revistá-lo minuciosamente!

Andar de avião já se tornou em algo vulgar, tendo em conta que muitas das pessoas até já utilizam este meio de transporte até para se deslocarem dentro do próprio país. No entanto, com o COVID-19, sabemos que quanto mais pessoas utilizam o avião, maiores têm de ser as medidas de segurança. E ao que parece, foi criado um novo robô que nos revistará de uma maneira um pouco diferente mas minuciosa.

Dito isto, sabemos que este é um projecto desenvolvido pela empresas Airbus e Koniku, e servirá essencialmente para “farejar” as pessoas que possam conter qualquer tipo de vírus no seu corpo, ou por outro lado, qualquer tipo de explosivo. Reforçando desta forma muito mais a segurança de todos os passageiros.

Um novo robô irá revistá-lo minuciosamente antes de entrar num avião! As medidas de segurança apertam!

Portanto, sabemos que numa primeira fase este robô foi desenhado para detetar apenas qualquer tipo de produtos químicos ou engenhos explosivos. Que pudessem estar a ser transportados por algum passageiro no seu próprio corpo ou até mesmo no meio da sua bagagem.

No entanto, tendo em conta a pandemia de COVID-19 que se vive neste momento em todo o mundo. Ambas as empresas acharam por bem juntar mais esta vertente ao novo robô e toná-lo ainda mais eficiente do que o esperado. Tendo em conta que apenas “farejando”, é possível detetar se uma determinada pessoa tem COVID-19 ou qualquer outro tipo de doença viral.

Assim, foi revelado que este novo robô consegue fazer tudo isto devido ao facto de estar a usar receptores de odores geneticamente modificados. Que se enquadram num sistema muito avançado que utiliza células vivas para realizar uma comparação. Ou seja, se este robô cheirar algo que não esteja de acordo com os padrões, será imediatamente accionado um alarme para as autoridades.

robô avião



Em suma, espera-se que este novo robô comece já a realizar alguns testes no mundo real a partir do final de 2020, para que as viagens de avião se tornem mais seguras. Até lá se por acaso for viajar, tenha bastante cuidado com a sua saúde.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário