Android: é perigoso utilizar os teclados Gboard ou Swiftkey?

Por vezes pode não se lembrar disto, mas a verdade é que as suas mensagens de texto pessoais, informações bancárias, palavras-passe nas redes sociais, entre outras coisas, têm todas uma aplicação de telemóvel em comum: o teclado. Claro que quando tantos dados privados interagem com uma única aplicação, a privacidade torna-se uma preocupação real. É por esse motivo que algumas pessoas defendem que se deve deixar de utilizar teclados como o Google Gboard ou o Microsoft Swiftkey.

Android: é perigoso utilizar os teclados Gboard ou Swiftkey?

A maioria das pessoas já experimentou estas duas opções mais conhecidas. Ora saltam do Gboard para o SwiftKey ou vice-versa. No entanto há uma opção que por vezes assusta e deixa todos a pensar. Sobretudo quando a descobrem. “Partilhar dados para personalização de anúncios”. No caso do Swiftkey, esta opção permite à Microsoft recolher dados de utilização do dispositivo e do teclado.

As políticas de privacidade dos teclados Gboard e Swiftkey

De acordo com a política de privacidade, as aplicações de teclados da Google e da Microsoft enviam frequentemente para casa metadados e estatísticas de utilização. Os metadados e as estatísticas de utilização são o que está oficialmente descrito na política de privacidade do Swiftkey da Microsoft. Mas o que o utilizador escreve na aplicação também é enviado para os servidores da Microsoft. Há alguns anos, o SwiftKey tinha um erro que começava a apresentar os endereços de correio eletrónico privados de outras pessoas nas caixas de previsão. A Microsoft teve de desativar temporariamente as funcionalidades de sincronização.

Não se tratou de um incidente isolado. O Ai.type já passou pela fuga de dados e a Samsung também viu a sua vida complicada com um bug no teclado.

teclados Gboard

A Inteligência artificial pode piorar as coisas

As empresas estão a introduzir agressivamente a IA generativa em todas as aplicações que conseguem encontrar. O SwiftKey tem agora uma integração com o Microsoft AI Copilot. E os riscos de privacidade só vão piorar a partir de agora. É por isso que este é o momento perfeito para mudar para um teclado verdadeiramente gratuito e de código aberto que permanece offline (tal como é suposto um teclado fazer).

AnySoftKeyboard

É uma aplicação de código aberto que não necessita de permissão de rede para funcionar. E inclui todas as funcionalidades que se esperam de um teclado no ecrã decente e muito mais.

Tem suporte para vários idiomas, correção automática, temas, modo escuro, modo de navegação anónima, layouts divididos ou compactos, área de transferência sincronizada, preenchimento automático, suporte para emoji, escrita por voz e sugestões de texto.

Funciona sempre em modo de navegação anónima, para que nunca tenha de se preocupar com o facto de o seu teclado seguir o que está a escrever. Também tem algumas funcionalidades interessantes, como mudar a cor para corresponder ao tema da aplicação em que se encontra. Até tem um modo de poupança de bateria.

AnySoftKeyboard
AnySoftKeyboard
Developer: AnySoftKeyboard
Price: Free

Simple Keyboard

Fiel ao seu nome, o Simple Keyboard é apenas um simples teclado. É super leve (menos de 1 MB) e só requer permissão para controlar o motor de vibração. O Simple Keyboard é também de código aberto, pelo que pode examinar pessoalmente o seu código ou compilá-lo a partir da fonte.

Surpreendentemente ainda suporta temas mas com características mínimas. A correção automática está ativada por defeito. Não tem uma função de deslizar, mas tem um teclado de emojis. Pode ser uma excelente opção para telemóveis e tablets de gama baixa.

Simple Keyboard
Simple Keyboard
Developer: Raimondas Rimkus
Price: Free

Agora já conhece os motivos para deixar de utilizar os teclados Gboard ou Swiftkey, caso pretenda ter a máxima privacidade.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Já referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que...

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados