Se já alugou um carro ou emprestaram-lhe um, provavelmente já passou por isto: chega à bomba de combustível e dá por si a tentar perceber de que lado está a tampa do depósito. À esquerda? À direita? Nunca parece ser igual ao carro que costuma conduzir. Mas porque é que não existe uma posição padronizada? Afinal, não seria mais simples se todos os carros fossem iguais? Então porque é que os carros não têm a tampa de combustível do mesmo lado?
Tampa de combustível não é sempre do mesmo lado: porquê?
Uma questão com raízes no passado
No início da história automóvel, a posição da tampa de combustível era, curiosamente, muito mais prática. Assim ficava localizada na traseira do carro, atrás da matrícula. Esta localização permitia que o carro fosse abastecido de qualquer lado, sem grandes malabarismos. No entanto, com o aumento dos acidentes por colisão traseira, esta solução revelou-se perigosa. Um depósito atrás do carro era vulnerável a embates que podiam causar fugas, incêndios ou até explosões. Resultado? Tornou-se obrigatório que os depósitos fossem deslocados para uma das laterais.
A posição lateral é também mais segura em termos de design. Os engenheiros posicionam a tampa do depósito na parte mais larga do carro, afastada de cabos elétricos e de outros componentes críticos. Mas, curiosamente, não existe nenhuma regulamentação que defina em que lado deve ficar. Entretanto é aí que começa o caos.
A confusão (propositada?) entre esquerda e direita
À primeira vista, poderia parecer lógico que todos os carros tivessem a tampa do depósito do mesmo lado. Isso tornaria o abastecimento mais intuitivo, evitando manobras desnecessárias nas bombas de combustível. Mas essa uniformização poderia, na verdade, causar mais problemas do que resolver.
Pense bem: se todos os carros tivessem a tampa do mesmo lado, todos teriam de usar o mesmo lado da bomba. Durante as horas de ponta, isso criaria filas enormes e confusão. Ao diversificar a localização da tampa (esquerda ou direita), os fabricantes ajudam a distribuir melhor os veículos pelas bombas, reduzindo esperas e tornando o processo mais fluido.
E nos diferentes países?
Há ainda outro fator a considerar: o lado da condução varia de país para país. Nos EUA e em Portugal, o volante está do lado esquerdo e circula-se pela direita. Mas no Reino Unido é ao contrário. Isso influencia o design e a posição da tampa do depósito, já que alguns fabricantes adaptam os modelos ao país onde vão ser comercializados embora outros mantenham a mesma configuração global para reduzir custos.
Dica útil: olhe para o painel
Se estiver ao volante de um carro desconhecido, há um truque simples para descobrir de que lado está o depósito. Olhe para o ícone da bomba de gasolina no painel de instrumentos. Entretanto ao lado há uma pequena seta ou triângulo que aponta para o lado certo. Um detalhe que passa despercebido a muitos, mas que evita muitas voltas desnecessárias.
Ou seja, a tampa do depósito não está sempre do mesmo lado. Isso é intencional. A decisão depende de questões de segurança, logística e até de geografia. Pode ser confuso no início, mas no fundo, ajuda a tornar o abastecimento mais eficiente para todos. E da próxima vez que pegar num carro diferente, lembre-se da tal setinha no painel. Vai poupar tempo e possíveis vergonhas na bomba!