Anuncia na Leak comercial@leak.pt
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AI News
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Leak
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

China tinha demasiados carros elétricos. A solução é curiosa!

por Nuno Miguel Oliveira
2 de Junho, 2025
em Auto
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
Adicionar como fonte preferida

Na Europa, e de facto até no nosso pequeno Portugal, já se começa a sentir o aperto. O número de carros elétricos a crescer, e claro, postos de carregamento que não acompanham o embalo.

Tal e qual como aconteceu no passado, mais concretamente durante os meses de Julho e Agosto, vamos ver filas intermináveis para carregar carros dentro da autoestrada que tão bem conhecemos, a A2.

Mas isto não é apenas aqui, é um pouco por todo o lado. Não há carregadores para todos.

Dito tudo isto, agora imagina o que é ter 11 milhões de carros elétricos vendidos num só ano, como aconteceu na China em 2024. Por muito investimento que exista, a infraestrutura simplesmente não aguenta.

  • Carros chineses estão a crescer… Tem medo pelos seus dados?

China tinha demasiados carros elétricos. A solução é curiosa!

Portanto, para dar a volta à situação, os Chineses decidiram inovar. Como? Simples, com camiões cheios de energia a circular pelas estradas, prontos a carregar centenas de carros. Literalmente, energia sobre rodas.

O caos que a Europa ainda não viu… mas devia antecipar?

Se em Portugal já é assim, e na vizinha Espanha, com apenas 5% de elétricos a circular, já se viram filas intermináveis nos carregadores da Tesla durante a Semana Santa, então o que dizer da China, com a maior frota do mundo? A resposta foi rápida e prática.

Durante o feriado do Dia do Trabalhador, um dos períodos com mais deslocações do ano, o governo chinês mobilizou 238 camiões de apoio em 49 áreas de serviço e ainda montou 246 estações temporárias de carregamento.

Como funcionam estas ‘baterias ambulantes’?

Estes camiões são autênticos porta-aviões elétricos.

Cada um leva 3.600 kWh de energia, o suficiente para carregar até 100 carros com baterias pequenas de 36 kWh. Na prática, isso representa cerca de 180 km de autonomia, ideal para continuar viagem até ao próximo destino.

Dito isto, cada camião pode carregar até oito veículos em simultâneo, e quando esgota a energia, volta à base para ser recarregado… com energia solar. Ou seja, energia limpa.

Tecnologia auxiliar… que afinal é cada vez mais essencial

Antes de mais nada, estes camiões de carregamento não são uma novidade total na China.

Já existiam para socorrer condutores que ficassem sem bateria.

Assim, a diferença é que agora estão a ser usados como parte ativa da estratégia nacional para evitar o colapso da rede elétrica em momentos de maior aflição. Por isso, a sua potência é até 20 vezes superior à dos veículos de apoio de marcas como a Wuling. Que até aqui serviam mais para emergências.

Entretanto, a CATL também já está envolvida no desenvolvimento deste tipo de soluções móveis. Curiosamente, tudo indica que este tipo de modelo pode vir a ser exportado para outras regiões.

Ou seja, com a crescente adoção dos carros elétricos também na Europa, talvez não demore até vermos camiões-cheios-de-bateria a circular pelas nossas autoestradas.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Preço dos combustíveis vai disparar, Combustíveis mais económicos

Carro a engasgar depois de abastecer? Pode ser o combustível

1 dia atrás

XPENG L03 – Um elétrico compacto que quer mudar o jogo!

2 dias atrás
waze

Waze: Estradas com cores diferentes? Sim. Sabes o porquê?

2 dias atrás
Porque é que nunca deves deixar uma garrafa de água no carro ao sol

Porque é que nunca deves deixar uma garrafa de água no carro ao sol

3 dias atrás

Leak@2026 – Todos os direitos reservados

  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews

Leak@2026 - Todos os direitos reservados