(Super Resumo) Porque está a Intel a cair e a AMD a subir?

Porque está a Intel a cair e a AMD a subir? – É óbvio que existem muitos fatores para a atual tendência no mercado de processadores. Como o facto de a Intel ter insistido demasiado tempo nos processadores quad-core… Ignorando as necessidades dos consumidores enquanto se focava apenas e só nos seus lucros.

No entanto, verdade seja dita, a Intel tem recursos e qualidade suficiente nas suas equipas de engenharia para dar a volta à situação, e claro, criar designs prontos a oferecer muita performance. Mas, para contrariar tudo isto, existe um outro problema, que na verdade resume um pouco toda a situação atual.

Vamos tentar perceber?



(Super Resumo) Porque está a Intel a cair e a AMD a subir?

Intel a cair e a AMD

Portanto, muito resumidamente, a AMD não produz os seus próprios processadores, subcontrata a TSMC, que é muito provavelmente a melhor produtora de semicondutores do planeta. Ou seja, cria o design dos seus chips, e posteriormente envia os planos para terceiros produzirem.

Entretanto, a Intel tem as suas próprias linhas de produção, e por acaso, atualmente até subcontrata outras fabricantes para a produção de alguns SoCs de gama média e ou baixa. Curiosamente, nos últimos anos, a Intel passou de ser a melhor produtora de semicondutores do planeta, para ser a pior. Afinal, a grande maioria dos seus produtos são feitos nas linhas de 14nm, enquanto alguns (menos importantes) já passaram para os 10nm.

Comparativamente, os chips da AMD são produzidos nas linhas de 7nm da TSMC desde o ano passado, e ao que tudo indica, já existem planos para uma passagem para os 5nm! (O mesmo processo que a Apple já utiliza nos seus mais recentes processadores).

Entretanto, os planos da Intel de passagem para os 7nm foram adiados para 2022 ou 2023 (muito provavelmente 2023).

Em suma, a AMD tem agora a vantagem de ter um processo de produção mais avançado. O que por sua vez permite o desenvolvimento de chips mais rápidos e mais eficientes em relação ao que a Intel consegue fazer no mesmo espaço lógico. Assim, se tivermos em conta que o talento no design é similar entre as duas grandes rivais, a AMD vai ganhar sempre por ter o processo mais avançado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também