Streaming: Vai começar a pagar para ver menos!

Já fez contas à quantidade de euros que gasta por mês para manter as suas subscrições ativas? Estamos a falar da Netflix, da HBO, do Spotify, isto já para não falar das subscrições do lado do gaming como são a PS Plus e Xbox Game Pass. Aliás, hoje em dia, tudo tem uma subscrição, sendo exatamente por isso que começou a ser completamente normal ver consumidores a pagar 60€, 70€, ou mais euros, todos os meses, para manter tudo ativo.

Mas, a loucura do streaming está a terminar! Por isso, os consumidores vão começar a cortar.

Streaming: Vai começar a pagar para ver menos!

streaming mais caro, sites de streaming dados, netflix, streaming, trocar dispositivo de streaming

Portanto, além do facto de muitas promoções estarem agora a terminar, como é o caso da HBO Max que a Vodafone tem vindo a oferecer a todos os seus clientes nos últimos anos, a realidade é que a grande maioria das plataformas de streaming está a planear aumentar preços durante este ano de 2024.

Claro que algumas plataformas se vão “safar” com estes cada vez mais normais aumentos de preço anuais, como é muito provavelmente o caso da Netflix, a maior e mais popular plataforma de streaming de séries e filmes à face da terra.

Porém, enquanto ter Netflix é quase uma obrigatoriedade para muitos consumidores, ter todas as plataformas é sem dúvida alguma uma “opção”. Sendo exatamente por isso que vamos ver uma revolução na forma como o mercado funciona nos próximos meses.

Netflix greve, filme escaldante

Afinal, de forma um pouco infeliz, a altura em que podíamos ter acesso a centenas de séries e filmes, por meros trocos mensais, está a chegar ao fim.

Aliás, além dos mais que esperados aumentos de preço, é também muito provável que muitas destas plataformas comecem a desenvolver e a oferecer menos conteúdo.

Ou seja, é como o título deste artigo.

Vamos começar a pagar mais, para eventualmente receber menos. Vai ser tal e qual como ir ao supermercado comprar a mesma caixa de cereais que já come há vários anos, para depois descobrir que a caixa vem com menos 50g, mas custa mais 50 cêntimos.

Sendo exatamente por isso que as plataformas alternativas, normalmente focadas em conteúdo pirateado, estão a ganhar uma nova vida neste ainda jovem ano de 2024.

Tem dúvidas? Basta ir ao reddit, ou fóruns da especialidade, para perceber que a Pirataria está de regresso, e na verdade com ainda mais força, devido a plataformas extremamente fáceis de instalar e utilizar no dia-a-dia como é o caso do Stremio.

O mercado mudou!

Inicialmente, o streaming foi capaz de oferecer uma experiência de utilização muito diferente daquilo que a grande maioria dos consumidores conheciam.

Afinal, de um momento para o outro, deixou de ser inteligente pagar canais premium para ver filmes e séries, ou alugar DVDs no vídeo-clube local / vídeo-clube da plataforma da nossa fornecedora de internet e TV.

O streaming juntou uma quantidade quase inacreditável de conteúdo num único local, tudo isto com um preço extremamente apetecível à mistura. Dissemos adeus aos formatos físicos, às multas por atrasos na devolução de filmes, e claro, aos anúncios publicitários de canais de TV Premium. Era o céu!

Porém, a coisa só tem piorado! Temos cada vez mais plataformas de streaming no mercado, todas elas a encarecer, e todas elas com o seu conteúdo exclusivo. Infelizmente, além de subscrições pagas, estas mesmas plataformas estão a apostar em pacotes com anúncios publicitários, ou com conteúdo fechado atrás de “paywall”.

O que era incrível está a ficar terrível, naquilo que parece um retrocesso. Estamos a voltar aos tempos da TV por Cabo? Ou é um exagero? Quantas subscrições tem ativas? Quanto dinheiro gasta por mês? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também