Steam Deck: Nintendo Switch ‘killer’? Suporte a Ray Tracing e VRS!

Como deve saber, a Valve anunciou uma nova consola portátil, que tem o grande objetivo de roubar alguma da quota de mercado da Nintendo Switch, ao oferecer níveis de performance muito mais próximos ao mundo dos PCs e consolas de nova geração.

É uma jogada estranha, porque a Valve nunca teve muito talento na venda de hardware, mas que verdade seja dita, está a ser elogiada em tudo o que é sítio. Será que vamos ter aqui algo capaz de mudar o mundo dos videojogos para sempre? É que pelo menos em termos de capacidade de processamento, esta Steam Deck é uma ‘beast’.

Steam Deck: Nintendo Switch ‘killer’? Suporte a Ray Tracing e VRS!

switch killer

Portanto, como deve saber, a Steam Deck é baseada num SoC muito similar ao da PS5 e Xbox Series X, ao contar com núcleos de CPU Zen 2 e núcleos de GPU RDNA 2. Obviamente que os níveis de performance não são os mesmos, mas para a resolução do ecrã (800p), também não precisam de o ser.

Dito tudo isto, a consola traz suporte a muitas das coisas que fazem das consolas de nova geração, bem… aparelhos de nova geração. Estamos obviamente a falar de funcionalidades DirectX 12 Ultimate como o VRS (Variable Rate Shading) e Ray-Tracing. Ainda mais interessante que isto, a Valve já confirmou que vai ser possível fazer nesta consola, tudo o que já faz num PC. Ou seja, até pode jogar jogos de outras plataformas, como a rival Epic Games Store.

Consola poderosíssima para a resolução!

A Steam Deck não chega ao mercado com um super ecrã, em vez disso, aposta numa resolução de 1280×800, o que na verdade pode mesmo ser uma jogada de génio. Visto que numa consola portátil, a resolução não é assim tão importante como num monitor ou TV de grandes dimensões.

É exatamente por isto que é muito provável que o nível de performance seja muito similar ao que podemos ver na Xbox Series X, a consola de nova geração mais poderosa do mercado. Aliás, Peter Thomas (Durante) já veio a público que pixel a pixel, a capacidade de processamento é basicamente a mesma.

Mas vamos por partes.

  • O GPU da Steam Deck tem uma performance ‘base’ muito similar à PS4. No entanto, é baseado numa arquitetura muito mais recente e muito mais poderosa. Por isso, pixel a pixel, é capaz até de rivalizar com aquilo que a Xbox Series X é capaz de fazer em 4K.
  • O CPU da Steam Deck é basicamente uma versão capada do CPU da PS5 e Xbox Series X, capaz de mais ou menos metade do seu potencial máximo.
  • 16GB de memória RAM, exatamente o mesmo que encontramos na PS5, e 4x superior ao que a Switch oferece.

Será que vamos ter aqui um aparelho capaz de mudar o mundo do PC para sempre?

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!