Steam acaba para algumas versões do Windows! E agora?

Quem utiliza a versão cliente do Steam em algumas versões do Windows não poderá utilizar mais a plataforma a partir de 1 de Janeiro de 2024. Isto foi anunciado pela Valve Software.

Steam acaba para algumas versões do Windows! E agora?

A Microsoft terminou o suporte para o Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 em Janeiro de 2023. Dito isto, os sistemas operativos já não são suportados, o que significa que já não recebem quaisquer actualizações, quer de segurança ou outras. A propósito disto várias empresas, incluindo a Google e Microsoft, já anunciaram o fim do suporte para alguns dos seus produtos de software para estes sistemas operativos.

Steam

A Valve forneceu duas razões para a sua decisão de terminar o suporte para as versões não suportadas do sistema operativo Windows.

Logo à partida, o Steam utiliza uma versão integrada do Google Chrome. Desde que o Google terminou o suporte para o Windows 7 e 8.1, as novas versões do Chrome já não funcionam em dispositivos com estes sistemas operativos.

- Advertisement -

Entretanto as futuras versões irão usar funcionalidades de segurança e não só que estão presentes apenas no Windows 10 e nas versões mais recentes do sistema operativo Windows.

A Valve Software recomenda que os clientes do Steam actualizem os seus dispositivos para uma versão suportada do sistema operativo Windows. A verdade é que a maioria dos dispositivos Windows 7 e 8.1 podem ir para o Windows 10. Tudo porque o sistema operativo mais recente tem os mesmos requisitos que as versões mais antigas.

Steam

Já as actualizações para o Windows 11 podem não ser possíveis para muitas máquinas. Tudo porque a Microsoft alterou os requisitos do sistema quando lançou o Windows 11.

Ainda há muitas pessoas a utilizarem o Windows 10 e o Windows 11?

Entretanto o inquérito de hardware da Valve para Fevereiro de 2023 forneceu informações sobre os sistemas operativos utilizados no Steam. Assim o Windows 7 está listado com 1,58% e o Windows 8.1 com 0,36%. O total dos sistemas operativos não suportados após o final de 2023 é de 1,94%. No entanto toda a plataforma Windows 7 ainda é amplamente utilizada, de acordo com as estatísticas mais recentes do Statcounter. Assim tinha uma quota de utilização de 5,34%.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.