iPhone 15 vai dizer adeus ao cartão SIM. E Portugal?

Caso não saiba, nos Estados Unidos, o iPhone já não usa cartões SIM físicos, é tudo à base do eSIM, que claro está, é o futuro da indústria. Aliás, não percebo o porquê deste sistema ainda não ter sido adotado noutras regiões, visto que nesta altura do campeonato, ter cartões SIM para nos ligarmos a uma rede é pura e simplesmente um pouco rídiculo.

É exatamente por isso que com o lançamento do iPhone 15, a Apple está a fechar novos acordos, com fornecedoras de rede móvel, para acabar de uma vez por todas com o velhinho cartão SIM. Porém, ainda não sabemos se neste esforço maioritariamente Europeu, podemos encontrar Portugal.

iPhone 15 sem cartão SIM vai ser comum na Europa. Portugal?

iphone, iPhone 14 Max downloads

Portanto, antes de mais nada, é preciso ter noção daquilo que estamos a falar. Sabe o que é um cartão SIM, e um cartão eSIM? Vamos explicar! O cartão SIM (Subscriber Identity Module) é um circuito impresso utilizado para identificar, controlar e armazenar dados de telefones baseados em tecnologia GSM. Mais concretamente, é um pequeno cartão capaz de armazenar dados identificadores capazes de apontar um utilizador para uma rede sem fios específica.

Por outro lado, o cartão eSIM é algo muito parecido, porém completamente virtual. Possibilitando a ativação de um plano de acesso sem o uso de um cartão físico. Também é uma nova tecnologia capaz de ultrapassar barreiras existentes com o cartão SIM normal. Afinal, enquanto um smartphone pode utilizar 1 ou 2 cartões SIM ao mesmo tempo, com a tecnologia eSIM, é possível instalar 8 ou mais cartões ao mesmo tempo, e usar 2 números ao mesmo tempo.

- Advertisement -

Em suma, é o futuro do mundo móvel, e por isso mesmo, ao que tudo indica, a Apple está a pensar apostar na tecnologia em território Europeu, primeiramente em França, e possivelmente outros mercados Chave. Portugal está na lista? Pessoalmente não creio.

Infelizmente, por cá, ainda não estamos habituados à tecnologia, o que criaria uma confusão incrível na compra e ativação de qualquer smartphone iPhone. Além disso, apesar de termos acesso a produtos Apple em Portugal. A verdade é que a marca em si, é apenas representada por terceiros, não existindo lojas ou reparadores debaixo da sua bandeira. Apenas temos lojas e reparadores oficiais.

Acha que lançar um smartphone, em Portugal, sem cartão SIM ia correr bem? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.